No momento em que os TVs 3D chegam ao mercado, e todo mundo está de olho nas novas conexões HDMI, é bem-vinda a advertência que partiu, nesta quinta-feira, da HDMI Licensing, a empresa que administra as normas técnicas e o uso da marca em todo o mundo. O alerta é bem claro: a partir de agora, ninguém deve mais vender, nem anunciar, os cabos pela sua numeração tradicional (1.3, 1.4 etc). As nomenclaturas “oficiais” passam a ser obrigatórias:

Standard – Modelo básico, para sistemas de definição standard (SD);

Standard com Ethernet – Básico, mas com a opção de uso também em redes locais;

Standard Automotivo – Voltado para sistemas em veículos;

High Speed – Para sistemas que exigem tráfego intenso de dados (até 10.2Gbps), incluindo alta definição e 3D;

High Speed com Ethernet – Altas taxas de transferência de dados, incluindo redes locais.

Os cabos da categoria High Speed são os que permitem aplicações de interatividade, através do chamado canal de retorno (ARC), que precisa vir especificado na embalagem. Isso tudo quer dizer que, se você encontrar por aí um cabo HDMI “numerado”, é bom desconfiar.

Interessante é que no site da HDMI Licensing ainda consta, em letras enormes, o velho (e agora cabalístico) número 1.4!

4 thoughts on “HDMI: aviso em boa hora

  1. Pois é Orlando, esse negócio de HDMI veio realmente para complicar a vida de todo mundo. E com isso, o pessoal (principalmente consumidores e lojistas) ainda faz muita confusão com essa história de cabo HDMI 1.3, 1.4, etc. Continuam confundindo versão do chip HDMI que vai dentro do equipamento com as especificações do cabo.

    O cabo é um meio passivo de transmissão, cabendo a ele apenas suportar a banda do sinal. Não é o cabo que determina a compatibilidade entre equipamentos diversos ou a versão HDMI propriamente dita. Quem manda na jogada é o chip HDMI que vai instalado dentro de cada aparelho. Para ele existem versões diferentes, da 1.0 à 1.4, mas para o cabo, não.

    A confusão maior se deu por conta da necessidade dos fabricantes de cabos de diferenciarem seus produtos, o que os levou a identificar os cabos conforme a versão da interface (chip).

    Segundo normas ditadas pelo HDMI Group, à partir de 18 de Novembro de 2010, passa a ser é obrigatório a todas as empresas licenciadas HDMI classificarem seus cabos de acordo com o desempenho e recursos, e não mais conforme a versão. Antes era uma recomendação com data para entrada em vigor. Agora é obrigatório o uso da nova nomenclatura.

    Os modelos mais sofisticados deverão trazer a informação “High Speed HDMI Cable” (Alta Velocidade), atestando serem produtos capazes de atingirem taxas de 10,2Gbit/s e banda passante de 340MHz naquela metragem vendida. Ou seja, 100% compatíveis com imagens Full HD, Dolby True HD, DTS-HD MA e imagens 3D.

    Caso os equipamentos utilizados permitam ainda tráfego Ethernet e/ou canal de retorno de áudio por meio do cabo HDMI, recursos estes exclusivos dos equipamentos internamente equipados com o chip versao 1.4, o cabo deverá ser identificado como “High Speed HDMI Cable with Ethernet (Alta velocidade com Ethernet), informando ainda a compatibidade com ARC.

    Já os cabos que não conseguirem atingir esse nível de desempenho em taxa de transmissão e banda passante, receberão a identificação “Standard HDMI Cable” ou “Standard HDMI Cable with Ethernet”, evidenciando serem produtos destinados ao tráfego de sinais SD ou, no máximo, 1080i.

    Grande e forte abraço.

  2. Ola Orlando e Vinicius, deixe me participar da discussão também. Apenas completando as otimas informacoes postadas por ambos.

    Em relação aos cabos HDMI, existe essa grande confusão sobre a nomenclatura. Como o Vinicius citou, a versao 1.4 trouxe mudanças no que se refere aos chips, em relacao aos cabos, apenas houve mudança de nome, em termos de construcao e qualidade (largura de banda) o que se tem de parâmetro hoje ainda e’ a especificação 1.3b, onde relatava 2 tipos de cabos: 1.3b CAT.1 com banda menor de 4,95 gbps(hoje chamados de standard, seguindo a nova norma ) e 1.3b CAT.2 com banda de 10,2 Gbps (hoje chamados de high speed).
    Assim, E’ IMPORTANTE RESSALTAR que aqueles que possuem cabos 1.3 com 10,2 Gbps de banda, passam automaticamente a ser considerados 1.4 e dessa maneira podem usufruir de todo sinal HDMI com 3D, SEM NECESSIDADE DE TROCA !
    Fica claro que o que manda no cabo e’ a largura de banda e nao o nome ou apelido que damos a ele. Claro que fica difícil do cliente final atestar essa largura ou acreditar no vendedor, por isso, cada vez mais, indicamos ao cliente para comprar cabos de qualidade assegurada ou de empresas idôneas que respeitam o consumidor. Dessa maneira eles nao serão enganados.
    Um detalhe importante e’ que na especificação 1.4, criou-se a possibilidade do cabo ter 2 canais adicionais, o retorno de audio e o de ethernet SEM ALTERAÇÃO DA LARGURA DE BANDA, ou seja, sem influencia no sinal de áudio e vídeo. Assim, existe a possibilidade do cabo ser high speed com essas funcoes ou nao. A sua utilização, contudo, depende dos equipamentos aceitarem esses canais.
    O sinal HDMI 3D ou nao, pode ser conduzido ate 20 mts, sendo que quanto mais pesado o sinal, menor sera sua amplitude. Em relação a testes práticos, o sinal HDMI mais pesado que encontramos hoje seria com 1080p60, 3D e deep color (alto bit rate) e audio digital de baixas perdas. Ele pode ser suportado por bons cabos ate 12 mts. , alem disso temos percebido certa instabilidade no sinal. O sinal com bit rate menor, sempre 3D, consegue chegar ate os mesmos 20 Mts possiveis anteriormente.

    Com relacao aos chips 1.4 presente nos equipamentos, e’ importante ressaltar que a industria ainda nao conseguiu criar um chip 1.4 estavel para os splitter, switcher s e matrizes. Dessa forma, todos esses equipamentos encontrados nos mercados mundiais hoje, utilizam-se de chips 1.3. Eles conseguem suportar sinal 3D em 1080p, pois em sua maioria suportam 10,2 Gbps de sinal, contudo temos visto incompatibilidade ocasional quando usado com equipamentos com chips 1.4. No momento nao existe uma solução para isso, assim indica-se utilizar esses equipamentos sempre antes de chips 1.4, ou seja, ele devem enviar o sinal para outro equipamento que tenha chip 1.4 e nao receber dele.

    Por se tratar de tecnologia nova, ainda sera necessario algum tempo ate estabilizar as incompatibilidades.

    Grande abraco.

  3. Srs.

    tenho uma tv sony bravia 60 3D , receiver denon 3311 , blu ray sony 3D S 570, sky digital, todos ligados direto ao receivers com cabos Monster Cable hdmi 1.3
    estou notando que nos canais digitais da sky as vezes a imagem quadricula e o som digital diminui voltando tudo ao normal em alguns segundos. Já troquei o aparelho da sky e nada mudou.
    Se trocar os cabos hdmi 1.3 p/ 1.4 o problema acaba?
    caso não, qual a solução ?

    grato

    Antonio de Padua R. Carvalho
    Santos/ SP

  4. Realmente, como chama a atenção o Cristiano, splitter não funciona para sinais 3D até o momento.
    Tenho a Bravia 60 3D com o BD player S 470 e o projetor Sharp XVZ 10000U. Utilizaria o splitter para “jogar” o sinal para os dois displays. Para 2D, perfeito. Sem problemas. Para 3D tive , a TV não reconhce o sinal. Apesar de ter tudo programado no CR Logitech Harmony 1000, quando vou assistir a um filme 3D tenho que trocar o cabo manualmente no BD player jogando a imagem diretamente para a TV e tendo o som pelo coaxial ao Receiver Onkyo 806. Infelizmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *