Estive ontem no evento LatinDisplay 2010, realizado em São Paulo, um raro encontro de experts do mundo da tecnologia, vindos de vários países (foto). Por falta de tempo, não pude ficar muito. Mas deu para perceber o alto nível das palestras. Infelizmente, só encontrei lá dois profissionais do nosso segmento, ainda assim executivos de um grande fabricante. Uma ótima chance desperdiçada pelos profissionais que se dizem “especializados”.

Só para dar uma ideia, eis alguns dos tópicos abordados e os respectivos palestrantes:

*A nova tecnologia FSC (Field-Sequential Color) dos displays LCD – Shunsuke Kobayashi, Universidade da Ciência, Tóquio.

*Tendências em Displays Eletroluminescentes de Fósforo (CRT, Plasma etc.) – Robert Whitnall, Universidade de Brunel, Inglaterra.

*A Evolução futura da TV 3D – Bernard Coll, empresa ThinkPlanB, EUA.

*Tecnologias e métodos de teste para displays – Adi Abileah, Plannar Systems, EUA.

*”3D ou não 3D” – Ken Werner, Nutmeg Consultants, EUA.

*Oportunidades no mercado brasileiro de displays – Margarida Baptista, BNDES.

*Qualidade do sinal de vídeo e métodos de medição – Mylene Farias, Universidade de Brasilia.

*Resolução de imagem no sistema Quattron RGBY (4 cores primárias) – Yasuhiro Yoshida, Sharp Corporation, Japão.

*Perspectivas da tecnologia LED – Manju Rajeswaran, Kodak, EUA.

*Perspectivas para a indústria high-tech no Brasil – Pedro Alem, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

*Painéis e displays touchscreen – Fabrice Barbier, Multek, EUA.

*Qualidades de imagem dinâmica em TVs LCD 2D e 3D – Ki-Duk Kim, LG Displays, Coréia.

Tudo isso de graça, com tradução simultânea e a oportunidade de conversar pessoalmente com os palestrantes, a maioria extremamente simpáticos e acessíveis. Como disse antes, uma chance rara. Perdida.

6 thoughts on “Chance desperdiçada

  1. Evento gratuito e as poltronas vazias… hehehe… ou foi mal divulgado, ou os profissionais da área bastam-se em si mesmos (não precisam aprender mais nada), ou as duas coisas. Chocante.

  2. Agora tenho que dar uma certa razão ao pessoal do mercado que reclama, pois realmente eventos como esse carecem de uma adequada estrutura de divulgação. Às vezes dá até a impressão de total amadorismo do pessoal que organiza.
    Geralmente eu tenho que ficar garimpando pela internet para descobrir quando e onde haverá (e se haverá) alguma palestra ou curso. E muitas vezes, como neste caso, fico sabendo somente depois que já acabou.
    Tirando os boletins periódicos da AURESIDE, é muito difícil ficar sabendo dos eventos com tempo hábil.
    Realmente uma chance desperdiçada, por ambos os lados.

    Grande e forte abraço a todos.

  3. Pois é, Vinicius, eu mesmo fiquei sabendo do evento através de um site americano. Fui me informar e acabei descobrindo que é um evento financiado pelo governo, através do BNDES e do Ministério da Indústria e Comércio. Os organizadores são da Abinfo (Associação Brasileira de Informática) e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (www.cti.gov.br), de Campinas, órgão ligado ao MIC. O evento foi divulgado aqui neste blog e no site http://www.hometheater.com.br, sem que nenhum leitor fizesse qualquer comentário. Abs. Orlando

  4. Caramba, eu acesso o blog todos os dias e confesso que não ví.
    Seja como for, sendo um evento financiado com dinheiro público, a divulgação deveria ser ainda mais elaborada.
    Não sei quanto a viabilidade do que vou sugerir, mas seria muito legal criar aqui, e também no Planetech e no site da Revista uma área específica para a divulgação de eventos do gênero.
    Seria uma forma de concentrar as informações acerca de datas, links, conteúdo programático, etc., de forma que tais informações não mais passassem “batidas” aos realmente interessados em aprender e evoluir.
    O que acha?

    Grande e forte abraço.

  5. Vinicius tem meu apoio, realmente uma área sobre eventos seria muito bom, facilitaria nos atualizarmos sobre os eventos.
    Outro ponto que muitas vezes impede que tenhamos acesso a estes eventos, é justamente o tempo, rescentemente perdi a oportunidade de participar de evento organizado pela Belden, pois o mesmo foi realizado em data que me impedia de me ausentar de minha cidade, uma vez que varios projetos estavam sendo finalizados naquela semana.

  6. Prezados, sinto que não tenham sabido, em tempo, do LatinDisplay 2010/IDRC 2010. Esta é a 19a. versão do LatinDisplay, este ano realizado em conjunto com a International Display Research Conference (IDRC 2010), importante evento da Society for Information Display (SID), que congrega a comunidade internacional de displays, inclusive os maiores fabricantes mundiais do setor.
    O LatinDisplay 2010/IDRC 2010 foi amplamente divulgado junto a comunidade empresarial e de P&D, do país e do exterior, tendo sido anunciado em diversos veículos nacionais e internacionais. Inclusive dois anúncios de página inteira foram publicados na prestigiosa Revista Home Theater (em outubro e em novembro de 2010).
    O sucesso do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, ainda maior do que o do LatinDisplay 2009, já motivou o Vice-Presidente da SID para as Américas a propor a realização do IDRC 2012 novamente no Brasil, juntamente com o LatinDisplay 2012.
    Para que possam acompanhar os acontecimentos na efervescente área de displays convido-os a integrar o Capítulo Latino-Americano da Society for Infomation Display, do qual sou diretora. Custa apenas US$ 34,00/ano com direito a duas revistas técnicas.
    Fico às ordens para um contato e mais informações sobre o referido Capítulo, a Rede Brasileira de Mostradores de Informação (Rede BrDisplay) e a Rede Ibero-Americana de Mostradores de Informação, redes estas que também coordeno.
    Atenciosamente

    Alaide P. Mammana
    Comissão Organizadora do LatinDisplay 2010/IDRC 2010
    Associação Brasileira de Informática (ABINFO) – Presidente
    tel. 19 3203 2100/3327 1688/3327 1687/3327 1786
    cel 19 9238 9794
    [email protected]
    [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *