Não é apenas a doença de Steve Jobs que deve preocupar a Apple. Claro, todos torcem para que o homem se recupere logo – um gênio como ele não nasce todo dia. Mas tem muito mais gente sofrendo, e a empresa deve uma satisfação a respeito. Grupos de defesa do meio ambiente na China colocaram na internet este vídeo, que mostra um lado obscuro da fabricação de iPods, iPads etc. A denúncia é de que a empresa obriga seus fornecedores a usar um produto químico extremamente tóxico, em lugar de metais comuns, para produzir seus aparelhos. Um desses fornecedores, a Wintek, teria vários trabalhadores hospitalizados devido aos efeitos malignos do tal produto.

Segundo o jornal inglês The Guardian, a Apple está nos últimos lugares de um ranking que classifica as grandes empresas de tecnologia segundo as preocupações ecológicas. Embora se defina como promotora da ética corporativa, diz o jornal, a empresa de Jobs estimula a poluição e o envenenamento ambiental. Ativistas dizem que a Apple se recusa a revelar os componentes usados na fabricação de seus produtos, ao contrário de outras gigantes da tecnologia que também utilizam fornecedores chineses (são citadas nominalmente HP, Samsung e Sony). “A Apple pode se dizer uma empresa completamente ‘verde’, porque não tem fábrica”, diz Ma Jun, do Instituto de Meio Ambiente da China. “Mas, se ela não controla sua cadeia de produção, essas acabam sendo apenas palavras vazias”.

Só lembrando: no ano passado, a Apple já foi personagem do famoso caso Foxconn, quando dezenas de empregados dessa empresa chinesa, também sua fornecedora, cometeram suicídio.

1 thought on “As várias doenças da Apple

  1. Eu já tinha pouca simpatia pela Apple, com suas táticas monopolistas e seus desmandos sobre o que o consumidor pode executar ou assistir no aparelho que ELE comprou (e que, portanto, pertence a ele, não a Apple).

    Agora não tenho nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *