Saiu hoje o levantamento final da Anatel sobre o crescimento da TV paga no Brasil em 2010. E, conforme todos previam, deu satélite na cabeça: 4,473 milhões de assinantes hoje preferem o sistema DTH, vendido por Sky e Via Embratel, contra 4,981 milhões que mantêm-se fieis ao cabo. O salto é espantoso (embora plenamente explicável). Em 2009, o satélite representava 37,4% de todas as casas com TV por assinatura; hoje, representa 45,8%; já o cabo, que tinha 57,9% desse mercado, hoje tem 51%.

A explicação encontra-se nos números referentes às regiões do país que tiveram maior crescimento na venda de assinaturas: Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como aliás, já tinha acontecido nos dois anos anteriores. Ali estão exatamente as cidades onde o cabo não chega (nem deve chegar tão cedo, porque não há dinheiro suficiente para cabear um país tão grande). Já o satélite chega fácil: basta colocar uma parabólica. Somando com as áreas das regiões Sul e Sudeste onde, por motivos diversos, as operadoras de cabo também não estão conseguindo chegar, tem-se esse resultado.

Palpite (mero palpite): até final deste ano, o DTH ultrapassa o cabo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *