A Sony apresentou hoje, em Tóquio, seu novo videogame portátil, o NGP (Next Generation Portable), que deve substituir o PSP talvez ainda este ano. Segundo as más línguas (e como existem más línguas…), foi só para provocar a Nintendo, que atrasou o lançamento do 3DS, primeiro game portátil 3D, agora remarcado para final de fevereiro. O NGP (foto) não tem 3D – pelo menos não o protótipo exibido hoje -, mas acessa a internet via rede 3G, e a estratégia da Sony é fazer a molecada entrar na rede PlayStation Network para jogar online. Vamos ver se funciona. As duas empresas são rivais ferozes no Japão.

Para a Nintendo, o problema não é simplesmente esse novo game portátil. Bem mais complicado é administrar a queda nas vendas do Wii, principalmente depois da atualização 3D para o PlayStation e do lançamento do Kinect, da Microsoft. Ambos oferecem algo que a Nintendo não tem como oferecer hoje: alta definição. Mesmo o 3DS exibindo imagens tridimensionais sem óculos, a qualidade continua sendo a mesma do DS já conhecido. PS3 e Kinect transportam o jogador para um outro universo, com vídeo e também áudio mais do que envolventes.

Segundo seu mais recente balanço, também divulgado hoje, a Nintendo registra queda de 1,5 milhão de unidades nas vendas previstas do Wii para o atual ano fiscal, que termina em março. Até dezembro, o faturamento da empresa foi de US$ 9,8 bilhões (haviam sido US$ 14 bi no mesmo período de 2009), enquanto a receita líquida caiu 75%. Enquanto isso, diz o site especializado All Things Digital, a Microsoft já vendeu 8 milhões de unidades do Kinect em apenas dois meses, e o PlayStation 3 teve forte impulso (ainda não contabilizado) com o lançamento do controle Move.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *