Foi uma inconfidência do presidente da Motorola, Sanjay Jha, durante o Mobile World Congress, esta semana em Barcelona. Mas não teve jeito: nos dias de hoje, basta uma frase solta para cair no redemoinho da web e… tchau. Jha tentou consertar, mas o fato é que a Google prepara mesmo um serviço para concorrer com o iTunes, da Apple, e a novidade deve vir junto com o lançamento do tablet Xoom, da Motorola, previsto para março. Será o primeiro aparelho com o sistema operacional Honeycomb, variação do Android para tablets, já anunciado na última CES.

Como se sabe, a Google elegeu primeiro a Microsoft como “inimiga número 1”, e ganhou. Agora, o alvo é a Apple, um adversário bem mais complicado, considerando que iPhone, iPod e iPad são, de longe, os líderes mundiais em suas respectivas categorias. E a loja iTunes é, simplesmente, a maior do mundo em venda de música e filmes. Mesmo assim, a Google aposta na sua força, que inclui um sistema operacional aberto, como o Honeycomb (também chamado “Android 3.0”), capaz de ser acessado via qualquer aparelho, ao contrário da filosofia Apple, que é ter tudo apenas nos aparelhos da marca. Pelo que vazou em Barcelona, segundo o site Ars Technica, a Google finaliza os detalhes relativos à entrega de conteúdo. Em vez de pagar por música baixada, como na iTunes, o usuário faria uma assinatura anual, ao custo de 25 dólares, mas não para download, apenas para streaming, ou seja, poderá ouvir quantas músicas quiser (e até enviar os links a amigos), mas não baixá-las em seu computador.

Por sinal, a Apple também trabalha num serviço de streaming. A ideia é que o usuário da iTunes ouça as músicas ou assista aos filmes on-the-go, ou seja, em qualquer lugar onde esteja, usando iPhone, iPod ou iPad, sem ter que necessariamente baixar os arquivos no aparelho.

Essa briga está ficando cada vez mais interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *