Meu colega Alex dos Santos testou um dos primeiros TVs LCD da Panasonic, que é, entre os grandes fabricantes, aquele que mais investe no plasma. É um aparelho bem interessante, com 42 polegadas, Skype embutido e até recursos de interatividade, que a Globo e o SBT já estão colocando no ar. Deem uma olhada neste vídeo.

De fato, com a introdução dos painéis de led, a tendência de crescimento dos LCDs é irreversível, como aliás confirma esta nova pesquisa da DisplaySearch, divulgada nos EUA. Os modelos convencionais devem ficar mesmo para os nichos mais populares, em que a questão da qualidade de imagem é menos importante do que o preço, enquanto os LED-LCDs vão disputar o segmento top. No mundo inteiro, houve uma inversão na participação de mercado entre os dois tipos de TV: um ano atrás, os leds representavam apenas 9% das vendas mundiais de LCD; hoje, representam 62%. Precisa dizer mais?

Bem, muitos me perguntam sobre as diferenças entre TVs LED-LCD e plasmas. A reportagem de capa da edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL trata justamente desse tema polêmico. Depois de analisar uma infinidade de modelos, de várias marcas, nos últimos dois anos, continuo achando que os plasmas são mais eficientes em dois aspectos primordiais: contraste e tempo de resposta. O melhor teste é ver um filme de ação com cenas escuras. O LCD ainda não conseguiu se equiparar ao plasma nesses dois quesitos.

Mas atenção: com os painéis de LED, a diferença diminuiu bastante. E há a questão da espessura. As telas ultrafinas realmente têm um charme especial, e dificilmente veremos plasmas com menos de 2cm, como já acontece com os LED-LCDs. Como nos velhos TVs de tubo, a tecnologia de plasma exige uma certa profundidade interna para produzir imagens claras.

Aliás, uma dica para quem for comprar TVs de tela ultrafina: muito cuidado no transporte e no manuseio. Já ouvi relatos de pessoas que receberam em casa TVs rachados! Claro são aparelhos extremamente sensíveis, que exigem normas especiais da transportadora. Nos casos que ouvi, a loja trocou o aparelho. Mas também há usuários que não sabem cuidar de seu patrimônio. Cuidado: um TV desses deve ser tratado como uma joia.

4 thoughts on “Os novos TVs de LED

  1. Orlando,

    Outra grande vantagem da Plasma é que ela trata melhor os sinais de baixa resolução, e isso é muito importante visto que aqui no Brasil, a grande maioria dos conteúdos é em baixa definição.

    Com relação à espessura, existem Plasmas bem finas também, sendo que as melhores LCD’s-LED (Local Dimming) não são tão finas.

    Pra mim quem compra TV por espessura é porque quer uma peça de decoração para mostrar para os amigos. Porque a pessoa não assistir a TV de lado para se preocupar tanto com espessura. É bonita é, mas o mais importante é a qualidade de imagem.

    Abraço

  2. Há protótipos de Plasmas com apenas 1mm de espessura. Em vantagem as LCDs LED, as Plasmas tem capacidade de emitir luz e por conta disso, essas telas podem ter espessura bem menor que as LCDsLED.

    Em 2009 a Panasonic lançou uma Plasma da Série Z com espessura de 2,5 cm.

  3. Tempo de resposta e contraste maiores. Querem mais? Nem precisa, pois esses dois fatores são justamente aqueles de maior relevância na avaliação da qualidade de imagem de uma TV. Tenho ambas em casa – uma de LCD e outra de Plasma – e a vantagem da segunda sobre a primeira é avassaladora (no meu ponto de vista, não sou técnico). Sem falar na observação do Rubens, no comentário acima, que lembra, com toda razão, que o tratamento da imagem de baixa definição, pelo painel de plasma, é MUIIITO superior ao do LCD (seja LED ou convencional). Alguns miímetros de espessura a mais ou a menos não me seduzem. Longa vida ao plasma!! Abraço.

  4. Logo virá do Japão,a tv de oled que e´mais avançada que o lcd led.
    O painel de Oled produz luz própria e tem melhor resolução .
    Mas.por enquanto só no Japan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *