Acabo de escrever um livro sobre determinados personagens da História da tecnologia (o lançamento será em abril), e uma das coisas que ficam claras ao estudar o assunto é que toda inovação só se transforma em sucesso de mercado quando há uma padronização. E esta pressupõe algum tipo de entendimento entre os fabricantes, que são os detentores das patentes. O DVD talvez seja o melhor exemplo: foi um êxito mundial porque todas empresas concordaram em seguir as normas definidas pelo antigo DVD Consortium. Já o Blu-ray foi seriamente prejudicado pela “guerra” com o HD-DVD, lembram-se? Agora, parece que o mesmo se repete com a tecnologia 3D.

Segundo o site Korea Real Time, os dois maiores fabricantes de TVs da atualidade – as coreanas Samsung e LG – estão em lados opostos na evolução dessa tecnologia. A LG acaba de lançar comercialmente na Ásia os TVs que utilizam processamento de imagem FPR (Film-Patterned Retarder), exibidos num evento em São Paulo na semana passada (devem sair aqui em breve). Basicamente, aplica-se sobre a tela uma película especial com sensores que se comunicam com óculos polarizados do tipo passivo (sem bateria), bem mais leves e mais baratos. Segundo a LG, esse processo permite até mesmo assistir às imagens deitado no sofá, como muitos gostam de ver televisão. A empresa acrescentou esse detalhe a sua campanha publicitária, ao lançar o produto na Coreia. E foi nisso que o pessoal da Samsung se pegou para criticar a concorrente.

“O efeito 3D simplesmente não funciona quando se está deitado”, comentou Kim Hyun-suk, vice-presidente da empresa. “Ao contrário, faz a pessoa ficar ainda mais tonta”. Num comunicado, a LG retrucou: “De fato, isso é verdade quando se trata de óculos ativos. Perde-se o efeito tridimensional quando se vira a cabeça. Mas a tecnologia FPR é uma evolução do 3D. Com ela, o usuário continua percebendo o efeito, independente do ângulo em que estiver olhando a tela”.

Quem está com a razão? Provavelmente, teremos que esperar algum tempo para ter certeza. O fato é que toda vez que empresas líderes em tecnologia divergem dessa forma quem sai prejudicado é o consumidor.

1 thought on “Coreanos brigam pelo 3D

  1. Caro Orlando, eu fui ver pessoalmente o modelo da Lg que usa óculos passivos e o melhor, todo o conteúdo passado pela tv passa por um processamento que transforma qualquer conteúdo em 3D e a sensação é extremamente realista do 3D, inclusive quando fui ver outro modelo menor, em outra parte da loja, a 1 em que vi ( a mais de 5m de distância ) vi perfeitamente, e ainda melhor da sensação do 3D.
    Ao meu ver, é perfeitamente aceitável, tanto como a profundidade do 3D quanto ao seu preço, e o melhor, a capacidade da tv transformar qualquer sinal 2D em 3D com apenas 1 clique do controle remoto, recomendo aos que procuram um tv desse uma observação a ser levada muito em consideração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *