Um vídeo simplesmente espetacular, produzido pela empresa americana Corning e que está no YouTube, mostra o futuro por um ângulo que, acho, nem todo mundo está enxergando: o do vidro. A Corning é um dos maiores fabricantes mundiais desse material que, embora nem sempre percebamos, faz parte do dia a dia de quase todo mundo. E, na indústria de tecnologia, um dos maiores desafios é justamente descobrir tipos de vidro mais sensíveis, que possam ser usados em novas aplicações. Uma das mais complexas é a de displays para TVs de tela grande – nos de tela pequena, já vêm sendo usados materiais sintéticos que suprem bem as exigências.

Lembro que, em 1998, visitando uma fábrica dos TVs Wega nos EUA, me mostraram como eram produzidos os enormes vidros usados nos aparelhos de tubo CRT – o painel de vidro era o componente mais pesado (um TV daqueles, com 38″, pesava mais de 100kg). Um dos problemas dos TVs LCD é que, para torná-los mais leves (e, portanto, com menor custo de manuseio e transporte), os fabricantes substituíram o vidro por painéis de resina plástica que não têm os mesmos níveis de brilho nem de sensibilidade. Mais recentemente, conseguiu-se produzir painéis de vidro ultrafinos, como vi na fábrica da Sharp, no Japão. Mas aí o problema passa a ser outro: como manipular um material tão sensível? Cortado em placas com quase 3m de largura, necessárias para um TV de 60″, por exemplo, e com espessura de apenas alguns milímetros, o risco de quebrar ou trincar o vidro sobe consideravelmente, resultando em taxas de perda que muitas vezes o fabricante não quer (ou não pode) assimilar.

Bem, tudo isso para dizer que ninguém ainda descobriu um substituto à altura para o vidro, como mostra o vídeo da Corning, que pode ser acessado neste link. A questão é saber se todas aquelas aplicações mostradas no vídeo irão mesmo se tornar realidade – algumas já estão aí no mercado, para quem quiser ver. Confiram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *