O filme de terror australiano The Tunnel será o primeiro a ser lançado simultaneamente em DVD e na internet. E os produtores Julian Harvey e Enzo Tedeschi vão usar para isso justamente o BitTorrent, que deve ser hoje o maior distribuidor mundial de filmes piratas. Acreditem ou não, os dois acham que essa é a única forma de combater a pirataria. “Concluímos que, em vez de ficar brigando contra as redes peer-to-peer, é melhor nos unirmos a elas, que podem se tornar a maior revolução já vista na distribuição de filmes”.

O filme, claro, é uma produção independente (em Hollywood, o nome “BitTorrent” é proibido). Tanto que foi totalmente financiado por meios online. Os produtores lançaram na internet uma campanha para obter fundos e conseguiram levantar US$ 135 mil, num formato inédito de comercialização: como o filme contém 135 quadros de película, os investidores podiam comprar cada quadro por 1 dólar. Se der lucro, haverá um sorteio e o “dono” do quadro sorteado receberá 1% da bilheteria, ou melhor, das receitas em DVD.

Bem, se for um sucesso, logo ficaremos sabendo. Se nunca mais ouvirmos falar desse filme, é porque ninguém quis assistir – nem de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *