Notícias vindas da Ásia confirmam que a LG está mesmo apostando alto na tecnologia OLED. Na cidade de Paju, interior da Coreia, a empresa acaba de montar a maior fábrica do gênero, que terá capacidade para produzir mensalmente um total de 24 mil painéis, com os quais será possível construir 72 mil TVs OLED de 55 polegadas! Os números são do site OLED-Info, que traz sempre as últimas novidades na matéria.

Como se sabe, até hoje só foram lançados comercialmente dois modelos de TV OLED: um Sony de 11″ e um da própria LG, de 15″. Ambos caríssimos e, por isso mesmo, com vendas insignificantes (o da Sony já saiu do mercado). Recentemente, a empresa japonesa anunciou que iniciaria as vendas no Brasil de monitores OLED de 25″ e 17″, mas de uso profissional (mais detalhes aqui). Agora, a LG fala em lançar um aparelho de 31″, já exibido em feiras internacionais, e acena com a possibilidade de telas maiores ainda. A produção começa, diz o site, no final deste ano, e as perspectivas são de ter o produto à venda por volta de 2013.

Os técnicos da LG teriam conseguido produzir substratos – nome dado aos painéis de vidro que servem de base aos displays – de 220 x 250cm, e aí estaria o segredo para gerar TVs maiores. A manipulação do vidro é uma das etapas mais complexas desse processo, assim como é também na fabricação de TVs LCD com backlight de LED, conforme comentamos aqui tempos atrás. As placas de vidro, finíssimas, são extremamente delicadas, o que exige uma automatização de praticamente 100% na montagem dos painéis. Além da LG, também Samsung e Sharp lutam para aumentar a eficiência nesses procedimentos, pois isso pode significar a diferença entre ganhar mercado e jogar fora um caminhão de dinheiro.

Tecnicamente, já se sabe que os painéis OLED (Organic Light-emitting Diode) são mais refinados que os LED, oferecem melhores taxas de brilho e contraste, consomem menos energia e são ecologicamente mais recomendáveis. O problema é criar um método de fabricação que seja, literalmente, sustentável!

 

1 thought on “TVs OLED crescem de tamanho

  1. Parece que agora vai!Minha esperança é que essa tecnologia seja definitiva e resolva todos os problemas dos LCD e plasma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *