Yvonne Di Vitta é uma empresária americana do setor de mídia. Possui uma pequena empresa de assessoria em comunicação empresarial. Parte de seu trabalho é dar treinamento a executivos. Voltando de uma conferência em Toronto (Canadá), na semana passada, ela enumerou pequenas dicas para quem – como ela – precisa saber se relacionar; no mundo de hoje, isso significa também saber se conectar pelas várias mídias existentes e usá-las de maneira apropriada.

Separei o que Yvonne sugere fazer e o que ela expressamente NÃO SUGERE, pelo menos para quem pretende cultivar bons relacionamentos:

Recomendado:

1 – Sorrir sempre que possível; sorrisos atraem as pessoas.

2 – Fazer anotações sobre o que a outra pessoa está falando; isso mostra que você dá valor a ela.

3 – Exercitar a prática do aperto de mão: continua sendo a forma mais aceita de cumprimento e reforça o relacionamento.

4 – Fazer contato visual (olho no olho), mas sem parecer que está “examinando” a pessoa.

5 – Ter sempre à mão um cartão de visitas; e acostumar-se a pedir (e guardar) cartões das pessoas com quem você se relaciona.

Não recomendado:

1 – Fingir que não vê alguém que queira conversar com você durante um evento. Pior ainda: virar o rosto para o outro lado, ou bocejar…

2 – Olhar no relógio enquanto a pessoa fala; responder apenas com monossílabos; dar a entender que o assunto não lhe interessa.

3 – Falar demais, falar sem parar sobre seu produto ou sua empresa, sem dar chance da outra pessoa retrucar.

4 – Ouvir seu interlocutor sem interesse, só porque ele representa uma empresa menor, sem potencial para se tornar um “cliente”.

5 – Fingir que você está interessado até o momento em que a pessoa se identifica como… jornalista ou, pior ainda, blogueiro!!! Mudar o tom da conversa nessa hora pode significar a perda de milhares de contatos.

Em tempo: Yvonne De Vitta é também blogueira. Se você acha que suas dicas podem ser úteis, acesse mais aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *