Durante quase toda a semana passada, a Rede Bandeirantes levou ao ar uma série de reportagens com denúncias contra a Anatel. Escarafunchando até minúcias que nem sempre têm a ver com o cidadão comum, a equipe da emissora quis mostrar que um órgão sem credibilidade – como entende ser o caso da Agência – não pode ser responsável pelas decisões que vem tomando nos últimos meses.

De fato, a Anatel está, mais uma vez, sob fogo cruzado. Ministério Público, Tribunal de Contas, Congresso, emissoras, operadoras, entidades de classe, todo mundo parece ter combinado de atacar o órgão agora, logo após a mudança de governo, como se desconhecessem o que foi feito nos últimos anos. De repente, começam a aparecer “evidências” de corrupção, tráfico de influência, desrespeito à lei… (leia aqui). Parece que até o ano passado estava tudo bem com a Agência!

Para quem não está familiarizado com os bastidores desse mercado, é realmente complicado entender os interesses por trás de cada decisão. Que a Anatel virou um saco de gatos, assaltada por apadrinhados políticos a partir de 2003, todo mundo sabe. Que suas decisões foram desmoralizadas na prática pela ingerência do Palácio do Planalto, idem. Que seus bons quadros técnicos perderam espaço, também. Mas o que fazia o Ministério Público todo esse tempo? E o TCU, que acusa a Anatel de não ter cumprido várias de suas determinações “nos últimos oito anos”? Só agora resolveu agir? É, no mínimo, muito estranho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *