Em conversa com um amigo outro dia, discutíamos se o Blu-ray irá, de fato, substituir o DVD. Há controvérsias. Puxando em nossos arquivos, descobri que o DVD levou menos de cinco anos (de 1997 a 2001) para se tornar um formato “popular”, com as grandes lojas e videolocadoras substituindo as amareladas fitas VHS. Foi o maior sucesso da indústria eletrônica até hoje entre os aparelhos de mesa (ícones como iPod e iPhone não entram nessa conta). Já o Blu-ray, lançado em 2007, parece longe de conquistar a unanimidade – ainda ouço pessoas dizerem que não enxergam a vantagem de aposentar seu velho DVD player!!!

Claro que a principal razão para o sucesso espetacular do DVD foi a padronização: todos os fabricantes, assim como todos os estúdios de cinema e produtoras de shows, além dos criadores de videogame, passaram a utilizar a mesma plataforma. E o consumidor não precisava se preocupar se seu aparelho iria reproduzir aquele disco… Com o Blu-ray, como se recorda, foi o contrário. Uma insana disputa por royalties dividiu a indústria e confundiu o usuário, que na dúvida preferiu ficar com seu já conhecido DVD. Juntando a isso a crise mundial de 2008/09, que na Europa e EUA se estende até hoje, mais os recentes problemas decorrentes do tsunami no Japão, temos um cenário nada animador para a popularização de uma nova tecnologia.

Aqui no Brasil, no entanto, onde a crise não é percebida, o Blu-ray dá sinais de começar a decolar. Num levantamento recente, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL encontrou nada menos do que 27 modelos de players compatíveis com imagens 3D. 27!!! Isso inclui os players stand-alone, de mesa, e os conjuntos integrados de home theater que trazem o player embutido. Para quem dispensa 3D, a oferta é ainda maior, com cerca de 40 opções, sendo as mais baratas beirando a casa dos R$ 250 – não recomendo, mas existem… Aumenta também a oferta de filmes e shows em Blu-ray, que já passaram dos 1.000 títulos, embora alguns ainda a preço semi-proibitivo.

É o caminho. Dificilmente o Blu-ray irá repetir o fenômeno DVD, mas para quem faz questão da melhor imagem e do melhor som as opções já estão aí. Para ter uma ideia melhor de como anda o mercado de Blu-ray, visite este hot site.

6 thoughts on “Blu-ray começa a decolar

  1. Olá.Orlando,além do preço exagerado dos discos de blu-ray(no mínimo 3x mais caros que um dvd) ainda temos a queatão ca compatibilidade,como você citou.Os aparelho de blu necessitam de constantes atualizações de”firmware”(o que é “um saco”)senão você chega em casa louco para assistir aquele mega-filme que acabou de comprar ou alugar e dá de cara com aquele desagradavel aviso na tela do seu tv…

  2. Com relação ao comentário do Sr Rubens, posso dizer que sou um felizardo. Já possuo meu aparelho de blu-ray a mais de um ano, tenho uma modesta coleção de filmes em blu-ray, e loco com bastante frequência. Até o momento não precisei fazer nenhuma atualização de firmware para poder assistir meus filmes, e o meu aparelho não está conectado à internet.

  3. Olá,amigo Clovis,meus players :LG BH100 e Samsung BDP1500 já precisaram pasar pela atualização de “firmware”(2 vezes o LG,sendo que na segunda vez foi dificil,tendo recorrido à AT que também teve dificuldade)Já meu OPPO BDP83 até agora está “redondinho”.

  4. Mas é bom lembrar que os DVDs, no início, também precisavam. Provavelmente até que a tecnologia e sua implementação estivesse mais madura. E, na época, lá pelos idos de 2001, 2002, lembro de ter que trazer dos EUA os DVDs de atualização que, invariavelmente, detonavam com o desbloqueio regional.

    Hoje, com os aparelhos conectados, as atualizações de firmware ficam mais fáceis. Tenho um Oppo 93 que até agora rodou tudo sem problemas. Aliás, muito bem, como normalmente os Oppo são.

    Abs

    Julio Cohen

  5. Estranho,pois tenho DVD player desde 1997 quando a Gradiente lançou o primeiro player “nacional”(na verdade ele era fabricado pela Samsung).Já tive players de quase todas as marcas e nunca nanhum deles necessitou qualquer tipo de atualização.

  6. Olá pessoal, estou interessado em comprar um dvd, minha família já está pedindo faz um tempo, pois compramos uma tv de 42 led mas com o uso de um aparelho de dvd normal, acontece aquele velho desapontamento pq a imagem aparece muito ruim! Gostaria da opinião de vocês, amigos de trabalho me recomendaram a colombo

    http://www.colombo.com.br/produto/Som-e-Video/Video/Blu-Ray-Player

    Alguns produtos eu percebi que estão indisponíveis, mas desejo mais a
    indicação de um determinado modelo que possua aquele terno entre
    qualidade/preço, se puderem me ajudar agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *