Vem aí mais uma campanha publicitária para popularizar a TV Digital no Brasil. O Fórum SBTVD anunciou que entra no ar na próxima quarta-feira, pelas principais redes de televisão aberta, uma série de anúncios mostrando que o serviço é gratuito. Isso mesmo: pesquisas encomendadas pelo Fórum revelaram que, para a maioria dos brasileiros, TV Digital se confunde com TV paga.

Em mais um capítulo da eterna briga entre TVs aberta e fechada, o presidente do Fórum, Roberto Franco, acusou esta semana as operadoras de TV por assinatura de “uso indevido” da marca TV Digital. Seriam elas as culpadas pelo fato de o padrão brasileiro ainda não ter conquistado o telespectador, que cada vez mais – como mostram as estatísticas – está aderindo à TV paga. “Há uma confusão dos consumidores”, diz Liliana Nakanechnyj, que coordena a área de promoção dentro do Fórum. A nova campanha visa deixar claro para o usuário que, para ter acesso à qualidade de imagem da TV aberta, não é necessário ter uma assinatura.

É uma forma indireta de reconhecer que as emissoras falharam no trabalho de massificar a TV Digital, como se prometia desde 2007, quando o SBTVD foi inaugurado. Nesse período, os fabricantes de TVs fizeram a sua parte: foram 6 milhões de aparelhos com conversor digital embutido em 2010, e serão mais 16 milhões produzidos este ano, segundo previsão do próprio Roberto Franco, em entrevista ao site Convergência Digital.

E, no entanto, as pessoas continuam preferindo pagar para ver TV: também nos últimos quatro anos, a TV por assinatura aumentou em 140% sua clientela, roubando boa parte da audiência dos canais abertos. É sempre mais fácil colocar a culpa nos outros do que assumir a própria, não?

4 thoughts on “TV Digital não é popular

  1. Acho que essa dificuldade da TV Digital se popularizar nos grandes centros também atrapalha esse processo nas outras regiões do país. Eu moro no interior do Mato Grosso (Rondonópolis) e aqui no estado só tem um canal digital: a globo, cujo sinal só existe na capital Cuiabá mesmo. Cuiabá foi uma das 10 primeiras cidades com tv digital (em 2009 ainda, se eu não me engano), mas ficou só nisso mesmo.

    Pelo jeito, o plano do governo de converter tudo pra digital até 2016 não vai acontecer como previsto. A não ser que a proximidade com a copa do mundo impulsione as vendas de tvs hd ready e atraia as emissoras pra essa nova realidade.

  2. Concordo com Marcos Marcílio. Aqui, em João Pessoa, Capital da Paraíba, com mais de 700.000 habitantes, temos em torno de 6 emissoras de tv. Contudo, nem se fala na TV DIGITAL, além da Cabo Branco, afiliada da Globo, que apresenta alguns programas em HD mas sem interatividade e nem áudio 5.1. Para que essas pessoas vão investir em TV DE ALTA DEFINIÇÃO se não existem, e nem se ouve falar, de tal programação? Para quem tem maior condição, resta a TV PAGA que oferece alguns canais em ALTA DEFINIÇÃO e, que por sinal, muito cara. Isto não é uma opção do consumidor e sim uma imposição do sistema.

    Atenciosamente,
    José Paulino Araújo.

  3. Simples! De que adianta ter Tv de Alta Definição e não ter conteúdo que presta; só lixo! Novelas, A Fazenda, Big Brother. Porque o governo não subsidia programas educativos como Discovery Channel, etc… Daí é ser obrigado à migrar para a tv paga. Claro!!!

  4. É uma enorme hipocresia da Liliana em dizer que a imagem de alta definição também se obtem na Tv Digital, mas o conteúdo??? É UM LIXO, onde é pura diarréai audio visual ininterrupta, pois 86% ou mais do conteúdo da tv aberta NÃO PRESTA, E PONTO FINAL!!!

    É por isso que as pessoas estão indo para a tv paga, para não ter o desgosto de ver a tv aberta e se deparar com programas idiotas e sensacionalistas como A Fazenda, Big Brother entre outros, concordo como o colega acima, o Paulo Valentino. Na verdade, agradeço as tv´s por assinaturas existirem, pois se não fosse por elas alguns de nós estariamos em uma camisa de força ou andando pela casa batendo a cabeça nas paredes e babando!! Duvido que vc Liliana não tenha uma tv por assinatura!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *