Ainda sobre a polêmica TV aberta vs. TV fechada, que comentei ontem, vale a pena analisar duas pesquisas divulgadas esta semana. A primeira vem da Digital TV Research, empresa britânica que analisa as tendências no mercado mundial de televisão. Seu mais recente estudo enaltece o Brasil como “o mais dinâmico mercado de TV paga do mundo”, prevendo que a penetração da TV por assinatura no país atingirá a marca de 35% das residências até 2016, com um total de 22,2 milhões de assinantes. O faturamento do setor, diz a pesquisa, irá mais do que triplicar nesse período, saltando dos atuais US$ 2 bilhões para US$ 6,64 bilhões. Outra previsão: o segmento de DTH (TV via satélite) continuará crescendo mais rápido que o de TV a cabo. Mas, nos próximos anos, as operadoras de telecom, agora autorizadas a entrar nesse mercado, deverão priorizar os serviços de IPTV, utilizando a internet para dar acesso a conteúdos da televisão. Faz todo sentido.

Outro estudo divulgado dias atrás vem do Ibope Mídia. Revela que 74% dos assinantes brasileiros estão satisfeitos com seu serviço de TV paga e que 66% não pretendem mudar de operadora. Interessante que 30% disseram desconhecer a tecnologia HD! Mais detalhes aqui. Saiu também o levantamento da Anatel referente a julho, com mais números do crescimento da TV por assinatura: foram 187.492 novos assinantes, somando agora 11.295.511, o que significa 31,3% a mais do que havia em julho de 2010!!!

É de se perguntar: qual outro segmento da economia brasileira está crescendo tanto e com tamanha regularidade? Além do maior poder de compra da população, a meu ver o fenômeno está relacionado aos maiores investimentos das operadoras em suas redes, à melhoria do atendimento (caiu expressivamente o número de queixas nos Procons) e à maior oferta de canais de boa qualidade, tanto em HD quanto em SD.

Enquanto reclama da TV fechada, a TV aberta prefere investir em Ratinhos, Datenas, caldeirões, dramalhões requentados à mexicana, pastores e futebol às 10 da noite. Vai continuar tendo que se queixar, literalmente, ao bispo.

2 thoughts on “TV paga vai crescer mais ainda

  1. Moro em Santos/SP e aqui a única TV Digital é TV Tribuna repetidora da Globo, entretanto até a própria Globo não transmite sinal FULL HD em todos os seus programas, inclusive programas como Fantástico ( somente algumas reportagens) e o mais famoso jornal da TV, o JORNAL NACIONAL, também apenas no sinal digital standard, outra curiosidade é o programa do FAUSTÃO, quando é transmitido do RIO é em FULL HD, quando de São Paulo é digital standard, ( não consigo entender) sem contar que as repetidoras dos sinais do SBT, RECORD, REDE TV, não aderiram até agora a era DIGITAL, ou seja, para se poder ver alguma coisa na TV em FULL HD só através da TV paga e mesmo assim são poucas as opções.

  2. Francisco, moro no interior do MT (Rondonópolis) e a situação aqui é pior ainda (como era de se esperar, pois vc é que tá aí na civilização…). Aqui nem globo HD tem ainda, só na capital msm. Pra assistir alguma coisa em HD por aqui o jeito é os 6 ou 7 canais em hd da Via. Ainda compensa mais que a SKY.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *