O grande destaque do dia na IFA (e provavelmente de todo o evento) foi o TV 3D da Toshiba que não exige o uso de óculos. Parece que nem o pessoal da própria empresa acreditava que fizesse tanto sucesso. Vi pessoas olhando para a tela, com cara de “não acredito”. Depois de tantos anos de feiras, realmente é difícil crer que um produto desses estará no mercado internacional ainda este ano, como promete a Toshiba.

As especificações são de tirar o chapéu! Com 55 polegadas (a empresa tinha lançado no Japão um modelo de 20″), o aparelho é o primeiro equipado com o moderníssimo chip CEVO, criação da própria Toshiba, que possui sete núcleos. Com essa arquitetura, os técnicos japoneses conseguiram produzir um TV que, além da altíssima qualidade de imagem, consegue processar uma quantidade muito maior de informações. Esse aspecto é crucial na era da convergência, em que os chamados Smart TVs estão se transformando em centrais multimídia, conectados a diversas fontes de sinal. Só mesmo um processador muito avançado é capaz de elaborar tamanha quantidade de pixels: 3.840×2.160, o que dá mais ou menos o dobro de um TV Full-HD.

São bilhões de operações por segundo. Para reproduzir imagens tridimensionais, o TV precisa minimizar as limitações dos painéis LCD em termos de contraste, processamento de cores e tempo de resposta. Pelo visto, o CEVO consegue. Segundo a Toshiba, um sensor colocado no painel frontal faz a “leitura” do ambiente e identifica a posição das pessoas na sala. Baseado nessas informações, o processador direciona a imagem para os ângulos adequados, de tal modo que o efeito 3D não se perde.

Bem, tudo isso é teoria. Vimos o TV por alguns instantes nesta quinta-feira e vamos tentar vê-lo melhor nos próximos dias. Mas é fato que, dispensando o uso de óculos, o aparelho já leva de cara uma enorme vantagem sobre a concorrência. Ainda assim, há algumas incógnitas no ar: será que a Toshiba consegue produzi-lo em escala comercial? Chegará a um custo final não exorbitante? E os outros fabricantes, terão alguma resposta à altura? Respostas, se tudo der certo, nos próximos meses.

1 thought on “Grande, bonito. E sem óculos.

  1. Caro Orlando,

    Nossa, deve ser impressionante. Reparou como fica a percepção 3D para as pessoas que não estão sentadas imediatamente na frente do aparelho?

    Na CES 2011 notei, nos modelos 3D sem óculos, um efeito parecido com aquelas antigas fotos 3D, umas listras verticais na imagem. Imagino que esta Toshiba não tem isso, né?

    Abraços e boa feira!

    Julio Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *