Como se sabe, a IFA não é apenas um evento de eletrônicos de consumo. Universidades e institutos de pesquisa europeus participam ativamente, demonstrando estudos de laboratório que podem, quem sabe, se transformar em produtos no futuro. E muitas dessas instituições são apoiadas por empresas, que têm interesse no desenvolvimento das pesquisas. É o caso da Panasonic, que no ano passado comprou parte do controle da Tesla Motors, fabricante de carros especiais fundada por cientistas do Vale do Silício. O principal negócio da Tesla é o carro elétrico; e a Panasonic, como sabemos, é um dos maiores fabricantes mundiais de baterias – ficou mais forte ainda após a compra da Sanyo, que tem longa tradição na área.

Pois aqui na IFA pudemos ver, não a estreia do carro elétrico, que já é conhecido, mas uma amostra de como são fabricados esses veículos. Neste vídeo, mostramos um modelo Tesla Roadster 3.5 por dentro. Foi o mesmo que o presidente da Panasonic Europa, Laurent Abadie, entrou dirigindo em pleno palco da apresentação inicial da empresa na IFA, diante de centenas de jornalistas, no último dia 31.

Não entendo lá muito de carro (para os interessados, aqui está um teste), mas ao ver a estrutura interna do veículo tive uma sensação de já estar “viajando” no futuro. Quando será que poderemos dirigir um bichinho desses pelas ruas brasileiras?

 

 

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