Um dos maiores estandes da IFA, como sempre, é o da Samsung. E uma das áreas mais agitadas ali é o espaço reservado a tablets e smartphones. A empresa coreana decidiu usar o evento como palco para mostrar que não só é forte nesse setor, como pretende ficar mais forte ainda, concorrendo em vários segmentos. Está demonstrando uma nova versão do Galaxy Tab, com tela menor (7.7″) e uma quantidade absurda de recursos, e também o Galaxy Note, que até já foi motivo de piada em sites de tecnologia – “será um um smartphone grande ou um tablet pequeno”? O público que visita a IFA, principalmente no fim de semana, parece que não está muito interessado nesses detalhes. Os dois produtos são um sucesso, a considerar as filas no estande.

Curioso é que na sexta-feira, dia de abertura da IFA, um tribunal de Dusseldorf emitiu ordem expressa para que a Samsung pare de vender seus tablets e smartphones. Foi uma resposta à ação da Apple, que acusa os coreanos de copiarem tanto o design quanto os recursos de navegação do iPhone e do iPad. Até aí, nem seria motivo para disputa judicial: quantos aparelhos você já viu por aí que imitam os dois produtos da Apple? Como proibi-los todos? O problema é que a Samsung é talvez o único concorrente, hoje, que pode de fato ameaçar a hegemonia da empresa de Steve Jobs.

Essa briga entre Apple e Samsung, que já dura alguns meses, não tem data para terminar. A Apple não fala a respeito, mas aqui em Berlim o pessoal da Samsung não perde uma chance para deixar claro que entrou nessa briga pra valer e vai até o fim, custe o que custar. Já comentamos aqui a estratégia da empresa, mas na IFA estamos vendo o lado prático dessa estratégia. O Galaxy Tab 7.7 (foto), por exemplo, inclui processador de núcleo duplo, atingindo taxas de até 21Mbps (o dobro do iPhone), entrada para cartão microSD (iPhone e iPad não têm), adaptador (TouchWiz) para ajustar a tela conforme os conteúdos, reprodução em 1080p, já vem com controle remoto integrado (para comandar TV e outros aparelhos) e também permite fazer chamadas com vídeo. A Samsung promete ainda integrá-lo a um novo hub de serviços, que inclui músicas, filmes, jogos e livros!!!

Se conseguir mesmo fazer tudo isso funcionar num aparelho de 7,7″, a Samsung certamente vai colocar pelo menos uma pulguinha atrás da orelha da maçã…

1 thought on “Tecnologia nos tribunais

  1. “pulguinha”? Agora que Jobs não se encontra mais entre nós os reles mortais, é bom que a maça se cuide pra não virar ingrediente de uma salada de frutas. Que a tecnologia de ponta esteja ao alcance de todos. Viva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *