O portal iG enviou um repórter para tentar entrar na fábrica da Foxconn em Jundiaí (SP), na expectativa de conferir se é mesmo verdade que lá está sendo produzido o primeiro iPhone “made in Brazil”. O governo garante que está, e até já foram publicadas fotos do aparelho, mas ninguém sabe com certeza. O ministro Aloizio Mercadante – de novo atuando como uma espécie de “assessor de imprensa” da empresa taiwanesa – anunciou que o aparelho começa a ser vendido em dezembro. Só faltou dar o preço e as lojas onde poderá ser encontrado…

De concreto, mesmo, nenhuma palavra da Foxconn, muito menos da Apple, que seria a responsável pelo lançamento. Segundo o repórter do iG, há um clima de terror rondando a fábrica, à qual se chega a partir da Rodovia Anhanguera, através de uma rua chamada Steve Jobs!!! Nem os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos local foram autorizados a entrar na linha de produção. Operários estão proibidos de dar qualquer informação até mesmo a suas famílias. Detectores de metal foram instalados até na entrada dos banheiros, e junto a eles a empresa colocou fiscais que revistam os funcionários a todo momento. “Nem ir ao banheiro sossegado a gente pode”, desabafou um deles.

Bem, se é assim que funciona na China, onde já houve até suicídios em instalações da Foxconn, desconfio que essa fábrica (foto acima) não tem muito futuro por aqui. Se é que existe mesmo alguma coisa por trás dessas paredes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *