Ligo o rádio e me surpreendo com o anúncio: “Venha participar da nossa campanha contra a corrupção”. Isso mesmo: a quantidade de escândalos é tamanha, e a desfaçatez dos políticos tão revoltante, que já se faz campanha para denunciar os corruptos. Ótimo! No site do jornal O Estado de S.Paulo, há uma seção dedicada justamente a esse tema que nos é tão familiar. Entidades como a Transparência Brasil e o Instituto Ethos ajudam a coletar dados e a entender melhor como funciona esse verdadeiro monstro tupiniquim. E parece que ações desse tipo estão se disseminando: hoje mesmo, fui convidado a “seguir” pelo Twitter o Movimento Ficha Limpa, que luta para impedir que bandidos assumam cargos públicos como vem acontecendo com tanta frequência. Claro que estou seguindo.

Ao percorrer esses endereços virtuais foi que acabei descobrindo que o Brasil irá sediar, em novembro de 2012, a Conferência Internacional Anticorrupção – vejam que curioso, irá acontecer em Brasilia! Não duvido que presidente, ex-presidentes, ministros, governadores e suas respectivas turmas estejam lá, discursando e/ou aplaudindo. Vai ser interessante ver como explicam, por exemplo, que em 2010 tramitavam nos tribunais federais nada menos do que 2.804 ações referentes a crimes de corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro; nos tribunais estaduais, eram 10.104 processos do gênero, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Se atualizarem os números, certamente serão mais.

Ao ver esses dados, lembrei que desde o último dia 12 está valendo a nova lei que amplia o prazo de aviso prévio nas empresas, dos atuais 30 para 90 dias. E que está em tramitação no Congresso um projeto que prevê “licença-maternidade” também para os pais (homens), que poderiam ficar sem trabalhar por um ou dois meses acompanhando a esposa e o filho recém-nascido. Lembrei também da redução da jornada de trabalho, que alguns defendem como “proteção” ao trabalhador (leiam aqui o que diz o maior especialista na matéria, o prof. José Pastore). É bem provável que existam outras ideias como essas sendo gestadas em Brasilia. É fácil fazer caridade com o dinheiro alheio!

O que isso tem a ver com corrupção? Quem nunca teve um negócio próprio e quem não tem o hábito de pagar em dia seus impostos não faz ideia do mal que projetos desse tipo podem causar ao país. Para fazer média com os assalariados que não conseguem pensar, políticos e sindicalistas patrocinam iniciativas como essas, que, no fundo, só servem para incentivar as propinas e dificultar as contratações formais.

Se você é daqueles que não se sensibilizam com os protestos contra a corrupção, é bom saber que está contribuindo para essa caminhada do Brasil rumo ao atraso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *