A doença do ex-presidente Lula parece estar reforçando uma perigosa tendência que alguns observadores já vêm comentando há algum tempo, e que se faz mais visível graças à força das redes sociais. Seria uma mistura de leviandade, oportunismo e maniqueísmo, traços típicos de regimes autoritários, mas que, infelizmente, vicejam no Brasil de hoje. Neste domingo, o principal passatempo de tuiteiros e facebookers foi trocar insultos e exacerbar preconceitos, tendo Lula como pretexto. Para alguns, passou a ser proibido criticar o ex-presidente, pelo simples motivo dele estar doente; segundo outros, Lula deveria se internar num hospital do SUS, para provar a boa qualidade da saúde pública no país!!!

Ambas as posições são estúpidas. Se servem para alguma coisa, é apenas para mostrar que os brasileiros ainda têm muito que aprender em matéria de democracia. Nesta segunda-feira, a repórter Monalisa Perrone, da TV Globo/SP, foi agredida covardemente por dois homens diante do hospital onde Lula está internado – supostamente, os dois agressoras queriam protestar contra a emissora, que já criticou (e também elogiou) muito o ex-presidente. Aceitar essa forma de protesto é tão grave quanto desejar que alguém fique doente. Remete a impulsos primitivos do homem das cavernas – desculpem, mas foi a melhor imagem que encontrei para definir essas atitudes animalescas.

Há algo de muito errado com um país onde esse tipo de comportamento começa a se tornar usual.

5 thoughts on “Tempos perigosos

  1. Orlando, acompanho sempre seu blog e gosto muito da sua opinião. Neste caso específico qual resolvi participar, concordo que o nosso ex-presidente deveria dar exemplo e se internar em um hospital público para mostrar ao povo que pode confiar. Tirando as ironias de lado (já que a saúde pública é execrável) existem poucas coisas que eu acredito que seriam de um princípio político fundamental. Por exemplo, acredito que todos os políticos deveriam, por obrigação, matricular seus filhos em escolas públicas. Isso faria um bem geral à nação já que o ensino teria de ser primoroso. O mesmo se aplicaria em outras áreas. Enfim, exemplo é tudo. Eu faço o possível e o impossível para dar o correto exemplo aos meus filhos, que são quatro. Infelizmente não é isso que o nosso ex-presidente e a grande maioria dos políticos fazem, muito pelo contrário…

  2. Olá André, obrigado pela msg. Concordo com você, até porque alguns setores do SUS são muito respeitados. O problema está no preconceito, como se Lula – ou qualquer outra pessoa – “merecesse” estar doente. Não é dessa forma que se melhora o país onde vivemos. Abs. Orlando.

  3. Orlando, li e só me deixou mais chateado. Infelizmente não há nada a fazer para mudar esse cenário, apenas lamentar. É por essas e outras que tenho amigos que estão se mudando do Brasil. Adoro nosso país, porém é de se indignar que com tanto dinheiro se faça tão pouco. Na minha opinião bastaria um verdadeiro líder, capaz de mobilizar o povo que tudo mudaria. Mas em um país, que paga mais para um preso (auxílio reclusão) do que para professores não tem jeito mesmo. Sou a favor de privatizar todas as cadeias e que cada preso trabalhe 12hs por dia, no mínimo, para pagar sua própria comida e ajudar sua família. Que fiquem isolados, sem acesso a rádio, tv e outras coisas, desta forma só poderiam refletir sobre sua própria vida. Puxa, será que é tão difícil assim para quem está no comando?!

  4. Orlando! A questão de muitas pessoas terem dado o conselho ao ex-presidente em se internar num hospital da Rede SUS é justamente por ele defender tanto um sistema que pessoalmente temia.
    Muita gente não tem memória curta. Ele dizia cinicamente em propagar aos quatro ventos (por pura ignorancia) que o SUS era o modelo de gestão de saúde pública que deveria ser implantado por países desenvolvidos.
    Na teoria, o SUS aparenta ser bonito, como o comunismo em teoria também, todos são iguais perante a Lei e com direito a Saúde, Educação e Segurança. Infelizmente, no Brasil, sequer desses serviços apresenta qualidade mediano ao satisfatório. Não vou entrar no mérito das desvantagens de cada um mas, tomando o conhecimento do caso, lula perdeu, como inúmeras vezes, a oportunidade de ficar calado. Mesmo que tal direito fosse consagrado ao cargo que ele ocupava.
    Vi que muitos desejavam a melhora ao ex. Particularmente, não desejo o sofrimento atroz a ele causado por essa doença maléfica apesar de eu sentir repugnância pelo modo de governo dele de ter sido responsável pela implantação de um sistema inédito de corrupção patológica. Em nenhum governo anterior no Brasil nunca houve tanta corrupção como na gestão petista.
    Mas, outros, também desejavam o pior para ele, coisa que simplesmente abomino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *