Basta andar em qualquer rua de uma grande cidade para ver milhares de pessoas com seus fones de ouvido ligados em iPods. A maioria compra fones minúsculos, do tipo intra-auricular, desses que podem ser encontrados em qualquer camelô. Apesar de algumas advertências já publicadas, não imaginam o risco que correm: ouvir música em alto volume com o fone enfiado no ouvido, praticamente grudado no tímpano, é quase como levar algumas marteladas na cabeça… A longo prazo, adeus audição.

Segundo a Associação Americana de Estudos sobre Discurso, Linguagem e Audição (ASHA), mais de metade dos adolescentes utilizam seus iPods em volume acima do recomendado. E a especialista Krista Winner, da Universidade de Miami, diz que 12,5% desses já sofre de problemas auditivos relacionados ao uso incorreto dos fones. Nas cidades brasileiras, não há muita alternativa: ninguém suporta usar fones externos andando na rua, até porque o risco de assalto é quase tão grande quanto o de surdez. Mesmo assim, a melhor solução está nos fones com cancelamento de ruído externo. Além de ouvir a música com maior nitidez e detalhamento, elimina-se o desconforto dos ruídos em volta e provocam-se menos danos aos tímpanos.

Esta semana, conversei com Otavio e Diego Nascimento Brito, proprietários da AMI Music, empresa especializada em equipamentos de áudio profissional e representante no Brasil da Audio Technica, principal marca japonesa de fones de ouvido. Com a contratação de Alexandre Algranti, a AT quer iniciar um trabalho inédito em nosso país: mostrar aos usuários os benefícios da tecnologia de cancelamento de ruído, coisa que a maioria desconhece. Quem está acostumado a um fone intra-auricular e tem a oportunidade de experimentar um headphone (tecnicamente chamado “circum-aural”), nome genérico dos fones que cobrem totalmente os ouvidos, logo percebe a enorme diferença. Melhor ainda se o fone tiver cancelamento ativo de ruídos externos, recurso que ainda é raro (e caro).

Só podemos dar parabéns à empresa pela iniciativa. Apreciar música com a melhor qualidade de áudio possível é algo que deveria ser incentivado – nem todos os fabricantes se preocupam com isso. E proteger os ouvidos é quase uma questão de sobrevivência, neste mundo tão barulhento. Vamos ver se os revendedores especializados encampam essa ideia, demonstrando corretamente os produtos a seus clientes.

1 thought on “Fone para ouvidos sensíveis

  1. Tenho o Razer Orca que não possui cancelamento, pois para isso teria que ter um revestimento de couro e aonde moro faz muito calor, por isso optei por esse modelo depois de pesquisar em sites americanos, reviews de vários sites e na loja newegg. Posso dizer que a diferença é muito grande em detalhamento,a qualidade,o conforto dele foi o melhor que ja usei ate hoje eque foi muito elogiado por isso nos reviews, custa em torno de 215 reais o que é excelente custo beneficio pela qualidade que oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *