Dias atrás, comentávamos aqui sobre as falhas das empresas de comércio eletrônico, que muitas vezes não cumprem o combinado na hora em que o cliente faz o pedido. Agora, uma pesquisa do consórcio E-Commerce Brasil, feita entre cerca de mil empresas do setor, confirma: apenas 10% entregam na data prometida. Segundo o site Reclame Aqui, o número de queixas aumentou de 160 mil em 2010 para nada menos do que 610 mil este ano.

O consórcio, que reúne algumas das principais empresas do setor no país, é uma iniciativa para tentar regular melhor esse serviço, hoje essencial no país. Os próprios números confirmam que grande parte dos consumidores está aderindo às compras online. Mas, como acontece em outros setores do país, tudo esbarra na falta de estrutura. Basta fazer uma viagem qualquer para ver o estado em que se encontram os aeroportos. Dá pena dos agentes da Polícia Federal que tentam controlar os milhares de passageiros e suas enormes malas que estouram qualquer cota de importação; alguns até desistem e deixam passar todo mundo. O mesmo deve acontecer nos centros de distribuição das lojas virtuais, sobrecarregadas nesta época do ano: ninguém esta preparado para gerenciar tantos pedidos.

A quem o consumidor pode reclamar?

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