Dois dias antes do início da CES, onde pelo menos dois grandes fabricantes (LG e Samsung) anunciam sua entrada no segmento de displays OLED, o jornal japonês Yomiuri Shimbun confirma: a Sony está saindo dessa tecnologia. Não chega a ser uma novidade. Já comentamos aqui que a Sony decidiu abandonar a fabricação de TVs, e não seria lógico manter o investimento em algo que, além de custoso, tem futuro incerto.

É bom lembrar que foi a própria Sony quem começou essa brincadeira, em 2007, com o lançamento de um modelo de 11″, que chegou a ser vendido no Brasil (leiam aqui o teste). Mas a empresa foi atropelada pelos fatos. Vieram a crise de 2008 e os acidentes de 2011, enquanto os fabricantes coreanos e chineses forçavam os preços para baixo. Ficou impossível continuar investindo em OLED, tecnologia de alto desempenho, mas também com altos índices de perda nas linhas de montagem.

É uma pena, mas parece mesmo que a Sony do século 21 será bem diferente daquela que revolucionou o século 20.

Aliás, falando em queda de preços, sugiro este interessante artigo do The New York Times, que traduzimos aqui, sobre como os fabricantes e varejistas estão reagindo ao fenômeno.

1 thought on “Sony abandona de vez o OLED

  1. Lembro-me da época em que os aparelhos desta marca vinham com um orgulhoso adesivo que dizia”It’s a Sony!”e na pesquisa de opinião uma das alternativas de motivo da compra era”por que é um Sony”.Vi que o futuro dessa grande corporação não era dos mais alentadores quando,na primeira metade da década pasada,abandonou a fabricação de tvs de plasma(achei muito ,abandonar uma tecnologia que ainda tinha tanto para se desenvolver,como temos visto).Agora parece que caminha para se tornar um carimbador de produtos por outrem fabricados.Eu,que nos anos noventa só comprava Sony,fico chateado por minha previsão se confirmar.É a decadência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *