Ia mesmo escrever a respeito dos produtos que mais me chamaram a atenção na CES quando um amigo me veio com a pergunta: “Qual foi o melhor TV que você viu?” Dificil escolher um só. Se fosse para comprar (ou indicar) um, teria que considerar varios aspectos, e certamente seria necessario reavaliar cada um dos modelos lá exibidos (alguns, aliás, já estão à venda no Brasil). Os atuais plasmas Panasonic e Samsung, assim como os LED-LCDs Sony, Samsung e LG não ficam muito atrás dos que vimos em Las Vegas. Para ser justo, portanto, tenho que pesar o que os aparelhos mostrados nos estandes trazem de inovação e potencial para o futuro. Vamos lá:

1. OLED – Samsung e LG largaram juntas nessa corrida, e dificilmente serão alcançadas. Os dois modelos apresentados, ambos de 55 polegadas, são belíssimos no design. E exibiram imagens muito superiores às que estamos acostumados. Resolução, nivel de preto, profundidade, saturação… tudo excepcional. Quem puder já deve ir fazendo sua poupança para comprar um.

2. 4K – Chega a ser covardia, considerando que não existe (ainda) conteúdo desse padrão para usarmos em casa. De qualquer forma, as imagens que vimos nos TVs Panasonic, Samsung, LG, Sony, Sharp e Toshiba são insuperaveis. O raciocinio é lógico: se conseguem reproduzir tão bem essa resolução (que equivale a quatro vezes a de um Full-HD), é evidente são TVs acima de qualquer concorrência.

3. Plasma Panasonic – A nova serie VT50, com modelos de 55″ e 65″, deve manter a dinastia da marca. Com certificação THX, o fabricante desenvolveu uma nova geração de processadores que melhorou ainda mais a resposta nas cenas rápidas, aprofundou o preto e aumentou a gradação de cores. Foram as melhores imagens 3D que vimos na CES. Em tempo: a empresa também exibiu plasmas de 85″ e 103″, mas estes não estarão à venda tão cedo.

4. LED-LCD Sharp – Para desgosto daqueles que se sentem lesados pela empresa no passado, a Sharp continua na linha de frente quando se trata de LCD. Um de seus modelos faz a conversão do sinal de TV (1080i) para 4K com impressionante eficiência.

5. 3D sem óculos – Aqui, a primazia foi da Sony, com seu modelo de 46″. Confesso que não fico muito à vontade com imagens tridimensionais, mas talvez seja efeito dos óculos (ainda mais porque já uso óculos normalmente). O TV autoestereoscópico – aliás, vão ter que encontrar outro nome – pareceu exibir imagens mais agradaveis que os 3D convencionais, reduzindo o cansaço visual.

6. Sharp LCD 8K – Com 85″, este TV foi o que mais se aproximou do que vimos, anos atrás, na sede da NHK, emissora estatal japonesa, em Toquio. Foi a NHK que forneceu à Sharp as imagens exibidas na CES. Para espanto dos visitantes, as imagens 2D têm tal profundidade que às vezes pensamos estar diante de 3D.

7. Sony Crystal LED – O segredo deste TV de 55″ está num tipo diferente de leds usados no painel de backlight. São dispositivos minúsculos, quase equivalentes ao tamanho de um pixel. Segundo a Sony, são usados 6 milhões deles (2 milhões para cada cor primaria). Por ser apenas um protótipo, não dá para falar muito. Mas foi uma das imagens mais impactantes que vimos.

8. Toshiba 3D Dual-Core – Embora tenha deixado a desejar na questão do 3D sem óculos, a empresa japonesa saiu-se bem com esta solução: um processador de nucleo duplo, de 1GHz, dedicado às imagens do modelo L7200, fez enorme diferença. Foi a melhor conversão 2D-3D a que pudemos assistir na CES. Detalhe: com óculos passivo.

Sempre é bom lembrar que tudo isso foi exibido numa feira de tecnologia, onde acontecem duas coisas: os aparelhos são exaustivamente preparados (às vezes manipulados) pelos fabricantes, sem que o espectador possa perceber eventuais truques de demonstração; e a quantidade de informação a que somos submetidos acaba, por vezes, deturpando um pouco o julgamento. A boa noticia é que, com exceção do Crystal LED da Sony, todos os produtos que comentamos devem chegar ao mercado, talvez ainda este ano. Vamos ver se os fabricantes conseguem, em suas linhas de produção, manter o desempenho mostrado em Las Vegas.

Quem tiver paciência verá.

 

 

4 thoughts on “Quais foram os melhores TVs da CES

  1. Orlando, Informar é um dom que precisa ser reverenciado.
    O mundo da informação alimenta a vida no que é mais essencial, o conhecimento.
    Abs. Dinaldo

  2. ola Orlando .

    Nos que gostamos tanto de tecnologia e acompanhamos materias do Senhor e outros profissionais da revista home theater e planet tech , gostariamos t ambém de ter a colocação de voces , como ; o Senhor Orlando esteve na CES e presenciou tantas tvs lgadas , então como vou eu aguardar até o final do ano-lançamento aqui no Brasil – pensando na compra de uma delas , gostaria de saber se fosse no seu caso , qual tv de 60 a 65 polegadas mais impressionou o Senhor Orlando , se tratando em QUALIDADE DE IMAGEM ?
    Se tiver como gostaria da resposta mas se por questão de ética profissional e em respeito as marcas que também são patrocinadores não puder responder , também vou entender .
    Sou Reporter de Campo – jornalista – e sei muito bem o que é isto !!! Agradeço atenção e Saudações . Parabens por ter o previlegio de ser um dos primeiros a chegar pertinho de tantos lançamentos na CES .
    José CArlos
    Colatina ES
    LOCUTOR ESPORTIVO

  3. Olá colega, obrigado pelas palavras. A resposta acho que já está no post. Nessas feiras, todos os aparelhos parecem ótimos. Vamos ver quando chegarem de fato ao mercado. Abs. Orlando

  4. As TV´s estão avançando, mas aquele !!UAU!! emitido quando vimos a primeira LCD, a LED e a 3D acredito que não sairá mais;Ou estou enganado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *