INEFINEPCIA: se você não sabe o que significa essa palavra, não se assuste; eu também não sabia, até ler este artigo, escrito por Roberto Mayer e publicado na revista Information Week. É um trocadilho com as palavras “ineficiência”, “finep” e “inépcia”, sendo que Finep é a sigla da Financiadora de Estudos e Projetos, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e criado em 1967 com a finalidade de financiar projetos inovadores na área de tecnologia. O texto explica em detalhes como uma boa ideia – estimular a inovação nas empresas – foi transformada em mais um ente burocrático estatal, praticamente desativada desde 2010. Vale a pena ler!

Fiz questão de citar o artigo antes de contar sobre mais uma ideia inovadora de Cristiano Mazza e sua equipe na Discabos, fabricante brasileira de cabos e soluções de conexão para redes. Trata-se da transmissão de sinais de áudio e vídeo de alta definição (HDMI) via cabos de rede IP, uma solução que poucos especialistas brasileiros dominam e que agora torna-se mais acessível. O conceito básico é que o sinal de fontes como players Blu-ray, videogames PlayStation 3 ou Xbox 360 e receptores HD de TV paga podem ser transmitidos pela casa usando a mesma estrutura de cabos já existente para rede de banda larga (normalmente via cabo Cat5 ou Cat6). E gerenciados para exibição em diversos displays.

Para não encher o leitor com explicações técnicas mais detalhadas, passo logo o link para o vídeo preparado pela Discabos, que mostra como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *