A revista americana Fast Company, biblia dos empresários antenados, acaba de divulgar sua nova lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Adivinhem quem é a primeira da lista: claro, a Apple, seguida por Facebook, Google e Amazon. Até aí, nenhuma novidade. O que chama a atenção nesse ranking, e o que – acho – deve merecer atenção de empreendedores e candidatos a ter seu próprio negócio, é a diversidade de setores em que atuam as “50 mais”.

É bom anotar algumas delas (clique nos links para saber mais detalhes de cada uma). Como já dizia Steve Jobs, ninguém deve ter vergonha de roubar boas ideias, desde que seja para torná-las melhores e não apenas copiá-las:

Square – Fundada em 2009 por Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, fatura US$ 3 bilhões/ano com um sistema de pagamentos via smartphone.

Life Technologies – Também fundada em 2009, especializou em dispositivos biogenéticos, como sequenciadores de genoma. Tem até filial no Brasil.

Solar City – Sem um centavo do governo, tornou-se uma das principais fornecedoras de soluções em energia solar dos EUA. Além de fabricar os painéis, projeta, instala e dá consultoria sobre o uso.

Patagonia – Ainda na área da sustentabilidade, faturou US$ 500 milhões em 2011 convencendo empresas e pessoas a comprarem artigos usados e/ou reciclados.

AirBnB – Pensando na enorme quantidade de pessoas que deixam as grandes cidades no verão, criou um sistema virtual de locação de imóveis: você viaja e deixa alguém morando na sua casa. Em cinco anos, foram mais de 4,5 milhões de negócios fechados em 192 países.

LegalZoom – Uma espécie de Facebook dos advogados: se você tem uma queixa, eles te encaminham a um bom profissional e cuidam de todos os detalhes para que seu processo ande rápido (claro, isso lá nos EUA).

BUG Agentes Biológicos – Principal brasileira entre as 50: produz “pesticidas naturais”, insetos geneticamente preparados para combater pragas agrícolas.

Chipotle – É a rede de fast-food que mais cresce nos EUA, abrindo uma loja nova por dia. Receita: só trabalha com produtos naturais, e faz questão de mostrar isso aos clientes.

Soundcloud – Uma espécie de YouTube de sons: você pode gravar o som que quiser e colocar no site, que ajuda a editar e divulgar; um aplicativo permite reproduzi-lo onde quiser.

Knewton – Esta se especializou em novas tecnologias educacionais e vende serviços para escolas de vários estados americanos.

Red Bus – Empresa indiana que criou um inédito sistema para monitorar o infernal sistema de ônibus da cidade de Bangalore, com nada menos do que 10 mil linhas e 6 milhões de habitantes. Dá até para fazer reserva pela internet.

Como se vê, não há limites para a inovação e a criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *