O Brasil pode ser um dos países mais atrasados do mundo em tecnologia (é o que dizem os números), mas até gigantes multinacionais do setor têm o que aprender por aqui. O site americano ZD Net descreve em detalhes a maracutaia desenvolvida pela operadora AT&T para ludibriar usuários do iPhone nos EUA. Mesmo pagando um plano de dados identificado como “ilimitado”, eles acabam de descobrir que suas conexões são manipuladas pela operadora. Já foram registrados casos em que a velocidade real de 1,5 Megabits por segundo foi reduzida para 120Kbps (menos de 10%).

Tecnicamente, a prática é chamada throttling, algo que os usuários brasileiros conhecem bem (vejam o vídeo produzido pelo site App Advice para mostrar como funciona). O texto relata o caso de um usuário que até já conseguiu indenização na Justiça – a AT&T promete recorrer. E, num sinal de que os americanos estão aprendendo duramente a conviver com a crise, outro site, o MacTech, dirigido a usuários de produtos Apple, criou até um guia para quem se sentir prejudicado apelar a um tribunal de pequenas causas.

Pois é, se você reclama de sua operadora de celular, saiba que elas estão sendo muito eficientes em exportar seu know-how para as americanas. É o famoso jeitinho brasileiro fazendo escola, também na área de tecnologia.

2 thoughts on “Exportando malandragem

  1. O Sr. com a sua mania de denegrir, desmerecer, desqualificar nosso país e nosso povo. Onde está escrito que “copiaram ou aprenderam” com brasileiro? Noutro artigo o Sr. criticou o Ministro por instalar fábrica do ipad por aqui, o fato da empresa praticar o trabalho escravo. O Sr. deveria criticar o “jenio” Jobs por permitir, em qualquer parte do mundo tal prática na produção dos seus produtos, mas a frase dele é a de que pouco se importa mas sim o lucro. Sinceramente, será que nosso país é tão precário, atrasado como o Sr. o descreve ou é má vontade, frustração de não ter nascido lá fora?! Alguém ja escreveu em comentários por aqui que como comentarista de tecnologia, parabéns, mas politicamente, o Sr. calado contribuiria muito pro nosso desenvolvimento.

  2. Meu caro, obrigado pela mensagem. Infelizmente, não consigo ficar calado. Então, não tenho como contribuir para o seu desenvolvimento. Você terá que continuar escrevendo “gênio” com “J” (e não vale dizer que foi erro de digitação). Agora, pelo menos, quando escrevo, assino meu nome embaixo, não me escondo atrás de apelidos. Se você está mesmo interessado em debater, no mínimo tenha a decência de se identificar. Se não está, existe por aí uma infinidade de blogs onde esse tipo de postura é bem recebido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *