Há quem diga que é cedo demais, mas o fato é que na próxima semana começa a chegar às lojas on-line da Sony o primeiro Blu-ray player com capacidade de reproduzir imagens com resolução 4K. O modelo BDP-S790 (foto), que será vendido a partir de 250 dólares (preço-base para o mercado americano), terá capacidade de converter qualquer sinal de vídeo para 4K. O problema é que essa função não terá a menor utilidade imediata, pois ninguém ainda possui um TV ou monitor 4K – há apenas os projetores desse tipo, cujo preço final gira em torno dos US$ 25 mil (também nos EUA).

O objetivo da Sony, claro, é demarcar território. Já foi a primeira a lançar projetores 4K (vejam o teste aqui) e também acaba de colocar no mercado profissional as primeiras câmeras de televisão capazes de captar esse tipo de imagem. Credencia-se, portanto, a liderar um segmento que deve crescer nos próximos anos, assim que os consumidores assimilarem a revolução do Blu-ray. Este, como se sabe, gera imagens Full-HD (1.920 x 1.080 piles), enquanto o player 4K produz o dobro de resolução (3.840 x 2.160). Mais ainda: é compatível também com imagens 3D.

O novo player será o top de linha da Sony, com recursos como Wi-Fi embutido, circuito redutor de ruído para sinais da internet, acesso à rede Sony Entertainment Network e todas as demais comodidades da geração smart TV. Para processar tamanho detalhamento de sinais, o aparelho vem com processador de núcleo duplo.

4 thoughts on “O primeiro Blu-ray 4K

  1. Eu acho, pela resolução citada, também chamada de Faux 4k, que o televisor ou o projetor não precisam ser genuinamente 4K. O DVD player, acredito, fará o trabalho de Upscale da resolução 1080p, provavelmente usando a tecnologia 2k para 4k (estou apenas supondo) que o projetor Vpl-vW 1000E usa.

  2. Uma pequena correção:
    O 4k proporciona na verdade de 4 a 6 vezes mais resolução do que o full HD 1080, pois cálculo é feito em relacao a resolução altura vezes largura.

    Parabéns pelo trabalho do seu blog.

    abraços,

    Renato Oshima

  3. ACHO QUE A SONY ESTÁ LANÇANDO UM PRODUTO QUE JÁ NASCEU MORTO. AINDA NÃO EXISTEM TVS PARA REPRODUZIR ESTE FORMATO NO MERCADO E NEM SUPORTE (LEIA-SE FILMES NO PADRÃO) PARA ISSO. SE QUIZER SER A PIONEIRA OU MARCAR TERRITÓRIO, COMO SE DIZ, ELA DEVE LANÇAR O BLU-RAY 5-K, PORQUE ESSA SIM, VAI SER A NOVA TECNOLOGIA DOS CINEMAS NOS PRÓXIMOS ANOS. AGINDO DESTA FORMA A SONY VAI JOGAR NO MERCADO UM PRODUTO DE UMA TECNOLOGIA OBSOLETA.

  4. Redundante você ter um player blu-ray que faz upscalling para 4k, porque se vc tem uma tv ou projetor 4k, naturalmente eles já fazem esse “trabalho” de upscalling, porque trabalham sempre na resolução nativa! Agora ter um player que aceita conteúdos 4k, sejam gravados em USB ou no próprio disco blu-ray, realmente com essa resolução, exibidos em dispositivos 4k, ai já são outros quinhentos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *