O excelente jornalista Jamil Chade, correspondente do Estadão em Genebra, relata como está o clima na Organização Mundial do Comércio em relação ao Brasil: péssimo! Como se já não houvesse pendências em número suficiente para discutir com outros países, o governo brasileiro agora quer implantar redes de comunicação 4G vetando o uso de equipamentos importados. Simplesmente está exigindo que as operadoras, para se qualificarem no leilão marcado para junho, se comprometam a usar pelo menos 60% de itens fabricados aqui. Na OMC, a decisão está sendo encarada como afronta às atuais regras internacionais de comércio – nem o Japão, que produz esses itens em escala planetária, fixou tal restrição.

Pode parecer bobagem, mas é nisso que dá a obsessão pela chamada “soberania nacional”, que já comentamos aqui. Com razão, representantes europeus e americanos na OMC perguntam se o Brasil deseja uma rede 4G que funcione ou uma que agrade à indústria nacional. As operadoras, se lhes fosse perguntado, certamente responderiam que preferem a primeira hipótese; o consumidor, então, nem se fala. E, no entanto, o governo insiste nessa conversa protecionista mais do que surrada.

Aguarda-se para hoje ou amanhã um pronunciamento oficial do Planalto sobre as acusações da OMC. Mas, pelo que já se sabe (leiam aqui), é bom não esperar nada de novo: dizem que é preciso frear as importações porque o mercado interno está aquecido. Ora, ora… não era exatamente essa a ideia – estimular o consumo interno?

Bem, não sou diplomata, nem economista, mas tenho a impressão de que, pela enésima vez, a implantação do 4G no Brasil será retardada. Será, lamentavelmente, mais um episódio em que a política (melhor talvez fosse dizer “politicagem”) trava o desenvolvimento tecnológico do país.

3 thoughts on “Síndrome da politicagem

  1. Tomara que o governo não crie um padrão de frequências 4G jaboticaba, como fez com o padrão das tomadas, o padrão de cores PAL-M e o padrão ISDB-TB de TV Digital – ou seja algo que só funcione aqui na lisarb (Brasil, uma país ao contrário). O Ipad “3” por exemplo tem uma 4G que jamais funcionará aqui devido a incompatibilidades de frequencias.

  2. Olá Celso, obrigado pela msg. Tive que tirar uns dias para uma pequena cirurgia, mas já estou voltando. Abs.Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *