Não, não são 6.2 canais. São 62 mesmo! Fiquei curioso para ver (e ouvir) a novidade descrita pela Dolby Labs, em comunicado divulgado ontem nos EUA. Segundo a empresa, pioneira em processamento de áudio, 14 cinemas do país já estão equipados com o software Atmos, que amplia expressivamente as possibilidades de criação (e recriação) em cinema e vídeo. O primeiro filme exibido com esse padrão é “Valente” (“Brave”), novo desenho animado da Pixar, que acaba de estrear (assista aqui ao trailer).

E como funciona essa maravilha? Reproduzo aqui as explicações da Dolby. Os sinais de áudio são trabalhados em altíssimo nível de detalhamento, de forma a produzir sensações nunca antes percebidas pelo público, como pan-through (passagem natural dos sons de um lado para outro da sala) e overhead (sons circulando na área superior do espaço, sobre as cabeças da plateia).

Ficou curioso? Assista a este vídeo produzido pela Dolby. Mas saiba que tão cedo não há qualquer previsão de se criar uma versão do Atmos para home theater. E, para entender melhor a questão do processamento de áudio em filmes, sugiro a leitura deste artigo, em português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *