O último levantamento sobre a venda de TVs no mundo mostra que os modelos LCD (com ou sem painel de LED) já dominam 88% do mercado, caminhando para 97% por volta de 2015. Como este ano deve estrear a nova tecnologia OLED, aposta da indústria a partir de 2013, vai sobrar pouquíssimo espaço para o plasma. A conclusão é da consultoria especializada NPD DisplaySearch, que divulgou hoje sua mais recente pesquisa.

Evidentemente, nenhum fabricante comentou o estudo (pelo menos até agora), mas é algo para se pensar. A venda de plasmas vem caindo ano após ano. A previsão para 2012 é uma queda de 26%, ficando com meros 5% de market-share. A menos que surja alguma grande inovação tecnológica, dificilmente os fabricantes continuarão investindo em plasma. O que é uma pena, pois em muitos aspectos esses TVs ainda não foram superados. O problema é que seu custo de fabricação tende a subir, à medida que menos empresas investem.

Curiosamente, a pesquisa revela que a venda de TVs caiu este ano, em termos globais. Com base nos dados do último trimestre, os pesquisadores calcularam que a indústria irá fornecer até dezembro, na soma do ano inteiro, um total de 245 milhões de aparelhos, contra 260 milhões do ano passado. Mas, quando se separa o mercado por tecnologia, vê-se que os LCDs (claro, incluídos aí os LED-LCDs) subiram 5% nas vendas da indústria para o varejo. Isso tudo, evidentemente, se deve à recessão na Europa, EUA e Japão. Nas demais regiões, as vendas somadas crescem 8%.

Outro dado interessante do levantamento é que os TVs de tela grande (50″ ou mais) já representam 7,7% do mercado mundial, com projeção de chegar a 10% em 2015. Este ano, pela primeira vez na História, o tamanho médio dos TVs vendidos irá ultrapassar a marca de 35 polegadas!

7 thoughts on “Será o fim do plasma?

  1. O que prevalece é o menor preço não a melhor imagem, que pena ficarmos sem tvs de plasma.

  2. Ainda bem que tenho a minha,perfeita,invejavel e admirada. Para trocar so por 4k.

  3. Bem, o que acontece é que quando uma tecnologia cae na boca do povo, as pessoas tendem a seguir isso sem se basear no principal atrativo, que é a QUALIDADE DE IMAGEM.
    As pessoas, como estão acostumadas a baixa definição, e quando apresenta um produto em que aparecem imagens de melhor qualidade, conjugadas a “espessura” dos tvs, principalmente os iluminados por leds, tende a achar que é a melhor tecnologia, por isso que o plasma está perdendo espaço.
    Como instalador, que acompanhei toda a evolução do Plasma, e esse até chegar a preços incrivelmente competitivos em telas de 50 Pol acima, vejo com pesar se um dia o plasma e sua maravilhosa qualidade de imagem e pretos jamais alcançados com os Lcs-Led sair do mercado.
    Se as Oleds alcançarem a qualidade do preto do plasma, que seja bem vindo, pois uma tecnologia sempre vem pra ser melhor que a outra, ai não tem mesmo jeito ao plasma ceder lugar, mas se tiver na mesma qualidade de preto como são nos Lcds, o plasma ainda viverá por muiiitos anos.
    Viva a qualidade do fósforo…e que o plasma dure por muitos e muitos anos

  4. Eu acredito que o plasma ficará ainda mais restrito ao público mais exigente (uns chamam hi-end, mas acho o termo cafona). O que eu acredito ser um limitador na tecnologia plasma é que além de termos poucas opções (nunca vi plasma da LG nas lojas, somente Panasonic e Samsung), não é feito um trabalho em cima desta tecnologia da forma como é feita nos LED/LCD. Outro ponto: a Panasonic, considerada a melhor TV em termos de imagens, ainda engatinha na tecnologia Smart e com isto perdeu muito mercado. O usuário comum, que quer comprar um TV com acesso à internet, quando nota que a Pana tem apenas uma parcela pequena de aplicativos e funções encontradas em Samsung e LG, vira as costas e opta mesmo pelas tecnologias que vão além da imagem. A própria Samsung, com seus novos plasmas, tem caprichado muito mais nestas novidades que a Panasonic e eu mesmo, até então defensor desta marca, já considero comprar a plasma da Samsung, pois além de ter boa imagem (sem entrar no mérito do “Ah, mas a Pana é melhor!”) me oferta todas as novidades e, como diferencial, controle por voz e gestos.

    Mas no resumo da ópera, eles deverão mesmo ficar segmentados. Até porque, eu não acredito que o OLED terá o mesmo nível de preto e profundidade que os plasmas.

    Abraços!

  5. Paulo, eu também sou fã e adepto do plasma, como a minha querida Pana V20.

    Mas de fato os problemas de retenção, por mais que tenham melhorado, nunca foram totalmente superados.

    E o bug do black dos painéis Pana 2009/2010 (que incluem minha V20) pegou muito mal…

    Tenho uma celular Samsung Galaxy SII, com sua exuberante tela Super AMOLED Plus. O nivel de black das telas OLED não terá o mesmo nível mesmo do plasma não. Será sim MUITO superior.

    Palavra de quem nunca teve TV de tela fina que não fosse plasma….

  6. Até hoje, só vi uma tv LCD-LED comparável a Panasonic plasma, a Sony da série HX-929, que tem painel full-led com local dimming. Fica realmente difícil escolher entre ela e a nova Panasonic da série VT50, um show de imagem (quem quiser vê-la já, vá ao Morumbi Shopping). Agora, tenho a mesma opinião do colega Luis Santos, o que vai enterrar de vez o plasma será a tv OLED. Aos defensores ferrenhos do plasma, não adianta reclamar, os dias vão passando e a tecnologia vai desenvolvendo produtos cada vez melhores (alguém lembra das TVs de tubo da Sony Trinitron XBR? Eram o “must” e hoje são sucatas).

  7. Plasma. Quem conhece compra! Quem não conhece vai de LCD….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *