Confirmando o argumento de que a tecnologia 3D está mesmo destinada apenas aos grandes eventos, a rede americana NBC – que detém os direitos da Olimpíada de Londres para TV aberta nos EUA – anunciou nesta terça-feira que irá exibir um total de 242 horas sobre o evento em 3D. Num evidente exagero, a emissora informou ainda que 80% das residências no país irão receber o sinal.

É bom explicar: nos EUA, cerca de 80% das casas têm TV por assinatura, via cabo ou satélite. A NBC pretende liberar o sinal 3D, com um dia de atraso, para todas as operadoras, atendendo a um acordo com seu principal patrocinador, a Panasonic, que também é um dos patrocinadores da Olimpíada 2012. Mas a Dish, maior operadora do país, ainda não concordou com a oferta. E, mesmo que concordasse, não seria possível afirmar que 80% das residências estariam cobertas.

Bem, esse acaba sendo um mero detalhe. O mais importante é que, num passo além do que vimos na Copa do Mundo de 2010, o mercado – no caso, uma grande rede de TV – já se mostra preparado para cobrir um super-evento em 3D. A única ressalva é que as transmissões de Londres não serão ao vivo e virão em formato 3D side-by-side, em que a qualidade da imagem é inferir à do verdadeiro 3D Full-HD. Mesmo assim, é de se esperar que, se nada de grave acontecer até lá, teremos a Copa de 2014 com cobertura massiva nesse formato. Mas é preciso considerar outros fatores.

O negócio de televisão, no mundo inteiro, é movido hoje a grandes interesses políticos e financeiros. Na Copa que será realizada no Brasil, é quase certo que a Rede Globo irá gerar o sinal para o resto do mundo, em cooperação com a Fifa, que tem todo interesse na parceria. Sabe-se que a Globo trabalha intensamente, e em silêncio, para viabilizar seu projeto de transmitir parte de sua programação em 3D. Sabe-se ainda que a Sony, fornecedora histórica dos equipamentos de broadcast para a Globo, é patrocinadora da Copa e, como já aconteceu na África do Sul, ficará encarregada da estrutura técnica para cobertura dos jogos em 3D.

Juntando todos esses ingredientes, não é impensável um mega-acordo para viabilizar a primeira Copa em 3D. Só falta combinar com os demais patrocinadores.

Quanto aos jogos de Londres, uma novidade é que o Portal Terra – que detém os direitos para web no Brasil – fechou acordo com dois fabricantes de TVs, LG e Philips, para oferecer conteúdos do evento em smart TVs. A Philips anuncia inclusive que alguns serão em 3D, para quem possui TVs dessa marca adquiridos este ano. Em tempo: a Net ainda não confirmou, mas pode ser que seus assinantes tenham algumas imagens dos Jogos de Londres em 3D. Aguardemos.

1 thought on “Olimpíada em 3D? Pode ser…

  1. “Confirmando o argumento de que a tecnologia 3D está mesmo destinada apenas aos grandes eventos”.

    Discordo fortemente deste argumento, em minha opinião o 3D em eventos ao vivo é cansativo visualmente e difícil de acompanhar por muito tempo. Não costumo ter problemas para assistir conteúdo 3D, mas confesso que uma partida de futebol torna-se desconfortável quando assistida em 3D. Em parte é em função da diferença entre as câmeras, a “profundidade” varia muito, imagens com muito movimento de câmera, em particular quando há um “traveling”, são terríveis. Algumas câmeras não são 3D ou simplesmente tem qualidade de imagem inferior e, ao contrário do que sugere o texto, não causa problema o fato de ser 3D side-by-side (SBS), mas sim a taxa de compressão que é alta demais, tem ruído demais que se multiplica nas duas imagens lado a lado ampliando o desconforto de quem assiste. Quem já baixou um vídeo 3D (SBS) da Internet sabe que a qualidade é excelente quando bem codificado.

    Ainda acho que o 3D apresenta seu melhor em filmes, desenhos e séries gravadas. Todas as câmeras tem qualidade, a profundidade foi pensada e repensada pela equipe que produziu, os olhos são conduzidos para pontos específicos da tela reduzindo o desconforto. Este tipo de cuidado não é possível num evento ao vivo.

    Imagino que talvez o texto refira-se a questão comercial que torna mais viável a transmissão em 3D destes eventos, mas o que eu gostaria mesmo é de um canal com conteúdo 3D gravado, mesmo que não fosse em tempo integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *