Começou hoje em São Paulo a Expo PredialTec 2012, com mais de 30 empresas mostrando o que há de novo em matéria de automação residencial e predial. Como já afirmamos aqui, esse é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, na esteira no chamado boom imobiliário. Não é crescimento fácil de perceber. Os sistemas estão quase sempre embutidos nos projetos de construção, com recursos transparentes para o usuário, isto é, ao receber o imóvel ele nem sabe o que está por dentro daquelas paredes, onde painéis de toque, dimmers e leds luminosos são presença quase obrigatória.

A feira se tornou maior, e mais atraente, não apenas devido ao avanço tecnológico e à queda nos preços, mas também ao surgimento de uma série de empresas, sediadas em várias partes do país, que está descobrindo como instalar e vender automação. Conversando com os expositores, fica fácil perceber o entusiasmo de lidar com inovações como monitoramento a distância (pelo celular, você pode até “enxergar” sua casa por dentro), controle automático do consumo de energia e o uso de um único aparelho – o tablet ou o próprio celular, por exemplo – para comandar desde as luzes e o ar condicionado até a abertura/fechamento do portão.

O consumidor brasileiro certamente ainda não está acostumado a essas comodidades; muitos acham que tudo é caro e inacessível. Também não sabe que já existem dezenas de empresas e profissionais especializados, capazes de especificar, programar e instalar esses recursos. Muitos deles estão presente à Feira. Vale a pena conhecê-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *