Alguns dos leitores já devem ter ouvido falar de Gene Dolgoff. Pelo menos os trekkers, aqueles que são fanáticos pela série Star Trek (Jornada nas Estrelas), recordista de temporadas na televisão americana a partir dos anos 60. Pois bem, Dolgoff foi o inventor do Holodeck, a sala futurista da nave Enterprise onde surgiam figuras e objetos que só existiam nas mentes dos tripulantes. Embora consagrada pelo sucesso da série, essa não foi a invenção mais importante de Dolgoff. O mérito talvez vá para o primeiro sistema de projeção usando a tecnologia LCD.

Sim, foi em 1984. Dolgoff conseguiu idealizar (e, melhor ainda, construir) projetor e tela a partir de um painel microperfurado. O conceito, revolucionário, continua sendo usado até hoje, em projetores e televisores. Mas, por que estamos falando desse homem? Visionário como poucos, Dolgoff acaba de lançar comercialmente o primeiro sistema de projeção 3D que pode, na teoria, ser adaptado a qualquer tipo de televisor – até mesmo os modelos analógicos, de tubo CRT, garante ele. O segredo estaria num conversor, de baixo custo, contendo um software capaz de tornar o sinal compatível com todas as tecnologias de reprodução de imagem. Única ressalva: Dolgoff ainda não sabe – pelo menos, não por enquanto – como chegar a esse resultado abrindo mão dos óculos 3D.

Neste momento, segundo o site Digital Trends, Dolgoff está no Vale do Silício, à procura de financiamento para seu projeto de fabricar em massa o tal conversor. Seu sonho, ele diz, é “transformar todo TV num TV 3D”. Se é viável, e se vão deixá-lo levar a ideia adiante, só saberemos daqui a algum tempo. Mas é bom não duvidar de sua capacidade. Além de ter inventado o projetor LCD, Dolgoff tem no seu currículo a participação no grupo de técnicos que desenvolveu o padrão HDTV dos EUA (ATSC) e o fato de ter ajudado a conceber o padrão 3D passivo. Ou seja, no mínimo sabe do que está falando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *