Ainda repercutindo o que vimos semana passada na Expo PredialTec 2012: uma das novidades mais interessantes foi o aplicativo da Samsung que permite comandar vários ambientes da casa através do televisor. A solução, criada pela empresa mineira Neocontrol, consiste num pequeno módulo que é acoplável ao TV e que faz a comunicação com os demais aparelhos. Chama-se Mplay (foto) e pode ser ativado até remotamente. Pelo controle do TV, pode-se acionar luzes, cortinas e, claro, o sistema de home theater (vejam aqui um vídeo feito por nossa equipe durante o evento). Preço final do acessório: em torno de R$ 1.800.

Evidentemente, num evento de automação esse tipo de recurso – que, segundo a Samsung, outras empresas também estão desenvolvendo – chama muita atenção. O estande da empresa, que participou do evento pela primeira vez, foi um dos mais concorridos. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas nos TVs top de linha da marca coreana, que são também os que oferecem comandos por voz e/ou gestos. Mas Gabriel Peixoto, da Neocontrol, me disse que não há exclusividade: pode ser que outros fabricantes adotem a inovação em breve.

Mais importante, o produto mostra que os recursos para controle da casa, antes restritos a painéis dedicados e com plataformas fechadas, estão se espalhando, literalmente, para todos os aparelhos residenciais. O TV (e seu controle remoto) é certamente a interface mais natural para usuários leigos (a maioria) e que não querem complicação. Podemos nos preparar para outros avanços nessa linha, e não vai demorar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *