Nunca assisti, mas Recipe Rehab, um desses milhares de programas de televisão que dão dicas culinárias, deve ser muito bom. Sucesso de audiência no YouTube, com sei lá quantas visualizações (o número é o de menos, considerando a quantidade atual de chutes nessa área), a atração chega agora a uma das maiores emissoras do mundo, a ABC dos EUA. Estreia no próximo dia 6 de outubro, numa manhã de sábado, que pode parecer mas por lá não é um horário tão menos nobre assim.

Mesmo que não conquiste audiência, já leva o título de primeira produção específica de internet a ser contratada por uma TV tradicional. Seria a rendição do mundo off-line ao on-line? Talvez seja cedo para afirmar, mas sem dúvida é um indicador a ser considerado. O programa culinário foi um das centenas que a Google Inc. financiou, com recursos próprios, para rechear a “grade” do YouTube e dar ao site um pouco de credibilidade. Acertadamente, os marqueteiros da empresa constataram que na base dos vídeos idiotas enviados por amadores o site jamais daria lucro – continuaria sendo mero portal de trivialidades ou, pior, de baixarias.

Para atrair anunciantes, era preciso manter a audiência, mas com conteúdos mais, digamos, respeitáveis. Segundo The Wall Street Journal, a Everyday Health, produtora responsável pelo programa, recebeu adiantamento de US$ 150 milhões para entregar conteúdos na mesma linha e, assim, abastecer o YouTube. Ganhou visibilidade, atraiu outros clientes e hoje, com 500 funcionários, produz coisas semelhantes para empresas como Kraft Foods e a megaestrela Jennifer Lopez.

E isso tudo começou há dez anos. Ou seja, estamos ficando velhos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *