Recebi com alegria convite para o LatinDisplay 2012/International Display Research Conference 2012, que acontecerá semana que vem na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Lembro que, dois anos atrás, comentei aqui sobre o evento, que naquela ocasião aconteceu na PUC-SP e no qual encontrei vários especialistas internacionais (vejam aqui). Desta vez, a promessa da Abinfo (Associação Brasileira de Informática), que representa o capítulo latinoamericano da SID (Society for Information Display), é de repetir a iniciativa.

O evento abrange praticamente tudo que se refere a displays atualmente: pesquisas e análises sobre tipos de paineis (LCD, plasma, OLED, transparentes, flexíveis), aplicações de displays em campos variados (televisão, telecom, indústria automobilística, medicina, educação, publicidade), processamento de imagem, telas de toque, realidade virtual e aumentada, displays com reconhecimento por voz e gestos, colorimetria e padrões de medição, ergonomia, conectividade e muito mais. Haverá debates, estudos de caso, exposição de pesquisas e trabalhos acadêmicos e também cursos, dentro de um programa chamado “DisplayEscola”.

Alguns nomes de empresas e instituições que estão enviando palestrantes já dão uma ideia de como a coisa é séria: Honeywell, Nasa, Qualcomm, HP, Planar Systems, Insight Media e Motorola, dos EUA; Sharp e University of Electro-Communications, do Japão; Samsung, da Coreia; Philips e Universidade Técnica de Delft, da Holanda; Chimei e Universidade Chiao Tung, de Taiwan; e Universidade Regional de Moscou (Rússia). Do Brasil, teremos representantes da Embraer, CNPq, Universidade de Brasilia e BNDES, entre outros.

Vale a pena mencionar também alguns dos tópicos listados no programa: TV 3D e suas perspectivas de mercado; uso de displays em aplicações militares e aeronáuticas; dispositivos portáteis; web TV; ebooks; e novas tecnologias, como IGZO e displays térmicos.

Enfim, assunto não vai faltar nos cinco dias do evento (de 26 a 30 de novembro), que tem apoio do CNPq e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Quem quiser saber mais pode entrar neste link: http://www.abinfo.com.br/ld2012/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *