Comentei aqui outro dia sobre o projeto do novo estádio Mané Garrincha, em Brasilia, tido como modelo para a Copa de 2014, por suas inovações em tecnologia e sustentabilidade. Uma obra tão avançada que alguns leitores não acreditaram na informação. Como eu, preferem ver para crer. Agora, surge outro caso do gênero: a cidade de Armação de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, está servindo para um projeto-piloto que, se for mesmo levado adiante, irá se tornar exemplo para todo o país.

Segundo leio no site do jornal O Globo, a ideia é implantar ali o primeiro sistema inteligente de controle de energia no Brasil. A iniciativa é da empresa espanhola Endesa e tem, claro, apoio da prefeitura local e da Aneel, agência reguladora do setor. Lançado oficialmente nesta quarta-feira, o projeto prevê a instalação de lâmpadas de led em vários pontos da cidade, podendo significar até 80% a menos no consumo, e de uma rede de gerenciamento de energia (smart grid). De início, cerca de 200 domicílios irão receber medidores inteligentes, com previsão de chegar a 10 mil em 2014. Mais: instalação de paineis solares, turbinas eólicas e implantação de cobrança por horário de consumo.

Segundo os coordenadores, será montado na cidade um Centro de Monitoramento e Pesquisa, aberto ao público, inclusive com carregador de energia para carros elétricos, de tal modo que a própria população possa acompanhar a evolução do projeto.

No papel, tudo uma beleza. Tomara que realmente funcione. Aos amigos que moram ou passam por Búzios, só peço que fiscalizem e nos mantenham informados. Afinal, são cerca de R$ 40 milhões em investimentos, que não podem ser desperdiçados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *