Quase dois anos atrás, surgiu nos EUA o primeiro canal de TV totalmente dedicado a conteúdos 3D. O 3net era uma joint-venture entre Sony, Discovery e IMAX, com o objetivo de “popularizar” essa tecnologia, até onde isso é possível. Claro, não é trabalho para um ano, talvez seja para uma década… Fato é que o canal, distribuído por várias operadoras de cabo e satélite, vem aos poucos ampliando a oferta de programas, que negocia com diversos fornecedores, além de usar o que é produzido pelas três associadas. E acaba de criar uma produtora própria, a 3net Studios, com a missão de aumentar as atrações para seu público.

A novidade é que essa produtora, por enquanto pequena, foi preparada para gerar conteúdos em resolução 4K. Já está em andamento a primeira série toda feita em 4K nativo. Chama-se Space e pretende mostrar, com o máximo detalhamento, os fenômenos que, segundo os cientistas, foram responsáveis pelo surgimento e a evolução do universo. Os produtores prometem coisas como a temperatura do planeta Mercurio, um rabo de cometa por dentro e a experiência de viajar na velocidade da luz! A direção do canal 3net classifica a produção como “TotalD”, prometendo levar ao ar versões em 3D 4K, 2D 4K, 3D 2K e até em 3D HD (720p). Quem já viu em Blu-ray o documentário Planet Earth, da BBC (foto acima), sabe bem o que esperar.

Numa entrevista à revista Forbes, há cerca de dois meses, Tom Cosgrove, presidente da 3net, disse não ter dúvidas de que o lançamento de TVs 4K – como os da LG e da Sony, já vendidos no Brasil – irá impulsionar seu negócio. “Agora, a experiência 3D passa a ser sempre em alta definição”, comentou ele, referindo-se ao fato de que o sinal 4K pode ser dividido em dois (um para cada olho) sem degradar a imagem, deficiência que muitos apontam nos TVs 3D atuais.

Só para dar um gostinho: o canal 3net já oferece cerca de 60 atrações em 3D, entre documentários, esportes de ação e shows musicais. Por enquanto, está dando para sustentar as 24 horas do dia. Mesmo porque ninguém assiste televisão 24 horas. E duvido que alguém consiga assistir mais do que duas horas com óculos 3D…

3 thoughts on “O primeiro canal de TV em 4K

  1. Pô, demorou para as nossas operadoras firmarem contrato para termos um 3net aqui também, hein! Esta lentidão que empacam a vida no Brasil… arre….

  2. ORLANDO,TENDO UMA TV 3D COM ACESSO A INTERNET,POSSO ASSISTIR AO CANAL 3DNET?????

  3. Não, Cesar. Infelizmente, esse canal não é acessível aqui no Brasil, apenas para quem mora nos EUA. Abs. orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *