Em meio ao turbilhão de informações técnicas circulando na CES 2013, vejam esta notícia divulgada pelo site AllThingsDigital. A rede CBS, dona do site CNet, que faz cobertura maciça da CES com cerca de 100 profissionais em Las Vegas, proibiu a equipe do site de premiar a operadora Dish. A empresa exibiu a nova versão do Hopper, seu gravador DVR (Digital Video Recorder) que permite saltar os intervalos comerciais, e o site o incluiu na premiação “Best of CES”, a mais tradicional do evento.

Por ordens superiores, o produto foi excluído do prêmio. O motivo é uma disputa judicial entre a Dish e algumas emissoras e operadoras, que continua até hoje, justamente por causa desse lançamento. A equipe do site não teve como escapar e divulgou comunicado explicando que, a partir de agora, não irá mais publicar testes de produtos “cujos fabricantes estejam em litígio conosco”.

Essa atitude, rara na imprensa americana, faz lembrar os inúmeros casos de censura no Brasil, comprovando – se é que isso era necessário – a estupidez de todo tipo de censura. Mesmo sem receber o prêmio, a Dish obteve para seu produto uma publicidade gratuita que jamais poderia esperar. Suas vendas devem estourar! Pior para as emissoras. E para todos os censores.

Atualizando: neste fim de semana, ficamos sabendo que Greg Sandoval, repórter da CNet, pediu demissão devido ao caso – que, aliás, está contado em detalhes neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *