Saiu na “biblia” do consumidor americano, a revista Consumer Report: este é o momento ideal para comprar um TV novo. A notícia nada teria de mais não fosse esta a publicação considerada inimiga pública dos fabricantes de bens de consumo. Famosa por seus testes extremamente rígidos, e autoproclamada defensora dos pobres consumidores (não dos consumidores pobres…), a CR já chegou a obrigar empresas a retirar do mercado produtos lançados, ao publicar que não entregavam o que prometiam.

Agora, o enfoque é oposto: podem comprar que há ótimas ofertas e promoções nas lojas. É natural: todo início de ano é propício às compras, porque a maioria dos varejistas tem sobras de estoque. No caso dos eletrônicos, as inovações anunciadas por alguns fabricantes (muitas delas exibidas na CES – confiram aqui) ajudam a “desvalorizar” os modelos que estão no mercado, pois boa parte dos consumidores tende a esperar pelos novos lançamentos. O estranho é que uma publicação que sempre pede para se ter o máximo cuidado antes de comprar qualquer produto esteja agora estimulando o consumo.

O fenômeno não é exclusivo dos EUA. No Brasil também, esta é uma ótima hora para quem estiver pensando em trocar, por exemplo, seu televisor. Pesquisando em sites de lojas, encontram-se ótimas pechinchas (“bargains”, como dizem os americanos). Vi outro dia a oferta de um TV de 46″ por R$ 3 mil, sendo que o comprador ainda ganhava, de brinde, um outro TV, de 32″!

No meio do ano, quando chegarem os novos modelos e estivermos mais próximos da Copa das Confederações (que deverá ser um “aquecimento” para a Copa de 2014), vai ser difícil encontrar promoções como essa.

1 thought on “A hora certa de comprar TV

  1. Será mesmo? Com tantos lançamentos por ai, está arriscado o comsumidor acabar de tirar o produto da loja e já estar com um produto obsoleto! O que diriamos das promeças das tvs OLED, 4k, 4k_OLED… Neste “bolo” todo, o que se tem é uma grande incerteza.
    Investir agora, por exemplo, em um tv de 55″ – que é o sonho de muitos brasileiros, onde o custo médio é de R$5.000,00 não me parece muito sensato.
    Daí vem a tv OLED, com uma imagem muito superior ao seu top de linha, que você acabou de comprar! Depois vem o OLED “curvo” (linda a tv), depois o 4K (imagina as olimpíadas sendo transmitida em 4K, nas tvs por assinatura, e vc com seus míseros 1080i) e por fim o 4K_OLED (o suprasumo das tvs)!
    Aja dimdim e lugar p vc colocar tanta tv em casa (vai espalhando por aí… ou então vai doando p os outros)!
    Acho que o certo é você não comprar nada!!! Por muito tempo viviamos felizes com as tvs CRT de 29″ e achavamos aquilo o máximo! VHS estéreo, em um receiver estéreo, com caixas torres que não dávamos grande valor p elas, mas que hoje sabemos q tem o som melhor q essas novas, etc. SEJA FELIZ COM O QUE TEM, E Q SE #$% O CAPITALISMO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *