Nesta segunda-feira, foi fundada a Aliança contra a Pirataria na TV Paga, uma entidade internacional composta de operadoras, programadoras e fabricantes de equipamentos para esse setor. O Brasil está representado pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), além de algumas das principais empresas do segmento (Globosat, Sky, Fox, HBO e Telefônica, entre outras). Todos os membros da Alianza atuam na América Latina, região que vem experimentando o maior crescimento nas instalações ilegais de receptores.

No Brasil, segundo o grupo, a situação é menos grave, mas ainda assim terrível: estima-se em mais de 1 milhão o número de terminais piratas instalados no país, que servem para roubar o sinal de alguém e até colocar em risco os equipamentos, já que boa parte das instalações são do tipo “gatonet”. A ideia da Aliança é reforçar a atuação contra os responsáveis, inclusive em parceria com a polícia, além de promover um trabalho de educação do consumidor (é bom lembrar que, pela nova legislação, o usuário também pode ser processado criminalmente).

Já não é novidade que a pirataria de TV por assinatura segue mais ou menos as regras dos demais tipos de crimes que envolvem entretenimento e equipamentos eletrônicos. Assim como nos casos de discos, vídeos e sites, o comércio não autorizado dos sinais é supranacional, controlado por uma espécie de máfia que possui ramificações em todos os continentes. A venda de receptores comumente conhecidos como “AZ Box”, que conseguem invadir redes e emular códigos de proteção dos conteúdos, é muito difícil de ser controlada – até camelôs ganham a vida vendendo essas caixinhas!

Por princípio, sou contra essas atividades que, para mim, entram no mesmo balaio do contrabando de produtos eletrônicos e da manutenção de sites para downloads ilegais. Sem falso moralismo, acho que quem pratica ou apoia esse tipo de crime perde totalmente a moral para criticar, por exemplo, os políticos corruptos.

Bem, mas essa é outra discussão. Todo apoio à campanha contra a pirataria!

1 thought on “Caçada aos gatonets

  1. Na minha opinião se baixassem o preço que muito alto não teriam o porque de piratear a TV por assinatura.Pense nisso todos ganhariam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *