AUDIOQUEST DRAGONFLY USB DACUm dos maiores dilemas, hoje, para quem gosta de ouvir música com boa resolução é: continuar adquirindo CDs (ou LPs, que voltaram à moda), ou contentar-se com as limitações do MP3, ainda que estas tenham sido minimizadas ultimamente. O uso das mídias físicas, como já foi tantas vezes comentado, envolve bons players, cada vez mais raros, sem falar no custo dos discos. Já os downloads, muito mais práticos e baratos, acabam esbarrando na questão da resolução de áudio, que é agravada quando se usa um player que não foi feito para reproduzir música (um computador, por exemplo).

Não sei se é exagero, mas li recentemente vários sites internacionais elogiarem um produto chamado Dragonfly, lançado no ano passado pela AudioQuest, um dos principais fabricantes de cabos e conectores dos EUA. O prestigiado Robert Harley, por exemplo, papa do áudio high-end, adorou a solução: um conversor DAC (digital para analógico) na forma de pen-drive, com conector USB. Segundo ele, o acessório utiliza chips avançados (foto abaixo) e componentes high-end. Harley fez inclusive o teste comparativo, usando um conversor externo de alto padrão (leia aqui seu comentário publicado na revista The Absolute Sound).

dragonfly por dentro

 

 

O conversor USB (é assim que o fabricante denomina: Dragonfly USB DAC) pode ser usado com fone de ouvido ou com sistema de áudio estéreo. Nos dois casos, a vantagem é que basta plugá-lo na saída USB do computador para ouvir suas músicas com qualidade bem superior àquela a que você está acostumado. Só há uma restrição: não é compatível com arquivos acima de 96kHz; nesse caso, o conversor “informa” ao computador esse, digamos, pequeno detalhe e o PC faz o que se chama downsample, reduzindo a frequência para 96. É provável que a AudioQuest esteja preparando uma nova versão, corrigindo essa deficiência.

Eu disse “deficiência”? Bem, pelo que li, quando se compara o som obtido dessa forma com o que normalmente sai dos computadores, o ganho é expressivo. Ainda mais considerando que o preço final do Dragonfly no mercado americano está em US$ 249. Para quem quiser saber mais, este vídeo dá detalhes sobre o funcionamento do bichinho.

Em tempo: o distribuidor da AudioQuest no Brasil é a Som Maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *