8K TV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O título acima foi inspirado pelo programa Ciência & Tecnologia, exibido ontem (segunda-feira) na Globo News. A reportagem mostra como está o desenvolvimento da tecnologia de vídeo 8K e o trabalho realizado por técnicos da emissora japonesa NHK, pioneira no setor, durante o último carnaval, no Rio. Uma equipe veio do Japão com câmeras, monitores e demais equipamentos, para registrar as coloridas imagens do desfile. O material, que pôde ser visto por profissionais da TV Globo ali mesmo, no sambódromo (onde foi instalado um TV gigantesco), servirá de base para os testes que a NHK está fazendo com o padrão 8K, que lá no Japão é chamado Super HiVision.

Já comentamos o assunto aqui algumas vezes, mas que eu saiba esta é a primeira vez que algo do gênero é levado ao ar no Brasil (quem não viu pode assistir no site da Globo News). É interessante observar como os japoneses, pra variar, estão avançados nesse campo. Foi a NHK que inventou a TV de alta definição, nos anos 80, fruto dos estudos que a emissora começou ainda nos anos 60. Em 1964, fizeram a primeira transmissão ao vivo de um grande evento: a Olimpíada de Tóquio. E não pararam mais. Detalhes a respeito podem ser vistos neste site.

Pode ser até que tenhamos uma surpresa no ano que vem, durante a Copa do Mundo, como aconteceu com os ingleses durante a Olimpíada de Londres, ano passado: imagens dos jogos em 8K sendo transmitidas para salas de cinema espalhadas pelo país. Se isso ocorrer, e levando em conta a situação dos estádios e da infraestrutura de acesso a eles, meu palpite é que será muito melhor assistir numa dessas salas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *