devialet-aamlifier-6_65

 

 

 

 

Coincidência ou não, ao comentário feito anteontem sobre a chegada de caixas acústicas francesas no mercado brasileiro segue-se agora uma outra notícia sobre o país dos vinhos. Começa a ser importado aqui o amplificador D – Premier, produção artesanal (se é que cabe a palavra no mercado de tecnologia) da Devialet. Esta é uma minúscula empresa baseada em Paris, que existe há apenas dois anos e, por enquanto, só tem esse produto. Mas seu conceito é tão inovador que já ganhou espaço em publicações de prestígio no mundo do áudio, incluindo What Hi-Fi, Hi-Fi Choice e Stereophile, além dos prêmios EISA, na Europa, e Best of Innovations, na CES.

E o que tem o D – Premier (foto) de tão original? Que se saiba, é o primeiro amplificador estéreo que funciona de forma híbrida, abrigando tanto fontes de sinal analógicas quanto digitais. Aliás, ADH (Analog/Digital Hybrid) é como foi patenteada a configuração interna do aparelho, que contém dois estágios de amplificação: um analógico Classe A e um digital Classe D. Isso permite operar com alta corrente sem superaquecimento, liberando potência de até 400W em cada canal, não importando que tipo de caixa acústica esteja sendo usada. Feito em alumínio maciço polido, o Devialet mete 40x40cm (4,4cm de altura), mas pesa cerca de 8kg apenas.

Na era do MP3, a maior sacada de Pierre Calmel, dono da empresa, foi criar um aparelho que se adapta tão bem a iPods e iPhones quanto a fontes de sinal analógica; possui até entrada pré de phono, para quem não abre mão do vinil. Com design refinado, pode agradar aos dois públicos. Funciona em redes Ethernet e Wi-Fi, possui conectores ópticos, HDMI (neste caso entrada e saída), conversor DAC interno para 192kHz/24-bit e entrada para cartão SD, útil para atualização de firmware.

A distribuição é feita no Brasil pelo casal Fabiana e Carlos de la Fuente, este irmão do diretor comercial da empresa, Manuel de la Fuente. E, claro, o produto não será encontrado em muitas lojas: a primeira a recebê-lo foi a Raul Duarte, uma das mais tradicionais de São Paulo. Para quem tem bom gosto e gorda conta bancária, sem dúvida vale a pena conhecer.

Voltaremos a falar dele quando tivermos a oportunidade de ouvi-lo atentamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *