No evento da LG, conversei também com Pablo Vidal, diretor de marketing da empresa, que ocupou o mesmo cargo na LG Espanha e desde o ano passado está no Brasil. Com sua larga experiência em marketing, Vidal foi encarregado de executar a estratégia da LG para desbancar sua grande rival Samsung da liderança. Já comentamos aqui sobre a disputa histórica entre as duas gigantes coreanas. Até agora, a Samsung – que como grupo é muito maior – tem conseguido se manter à frente.

O maior campo de batalha, é claro, está no segmento de TVs. A decisão da LG foi sair sempre na frente com produtos novos, como aconteceu com o TV 4K, lançado em novembro nos principais mercados internacionais, e deve se repetir agora com o OLED. “É a forma que visualizamos para crescer nossa participação no mercado”, me disse Vidal. “Precisamos dominar as novas tecnologias e trazer para o Brasil tudo que há de mais avançado. Não apenas em TVs, mas em smartphones, linha branca etc. O consumidor acaba percebendo que estamos à frente da concorrência.”

LG IT H160-1Dos produtos exibidos hoje, podem ser enquadrados nessa filosofia, por exemplo, o sistema de ar condicionado Inverter, que esteriliza o ar e mantém partículas de água no ambiente, tornando-o menos seco; o notebook conversível (foto), cuja tela de 11,6″ pode ser acionada pelo modo convencional, via teclado, ou pelo toque dos dedos; o monitor IPS de 23″ multitouch (as funções podem ser acionadas pelos dedos em até dez pontos da tela); e o smartphone Optimus G, o primeiro que funciona em 4G (sai ainda este mês e vai custar R$ 1.999); este, na verdade, não foi apresentado hoje.

Outro assunto que comentei com Vidal foi a questão do aumento do consumo, que para alguns parece artificial, já que direcionado pelo governo. Será que isso se sustenta? Continuará a chamada classe C comprando como fez até agora? “Sim”, responde o executivo da LG. “As pessoas estão conseguindo satisfazer suas necessidades. Isso fica claro nas pesquisas que realizamos para saber o que deseja o consumidor. Costumo dizer que todos os nossos produtos têm que ser premium, mesmo aqueles mais acessíveis. Premium não significa, necessariamente, caro. Precisamos ter produtos para todo tipo de consumidor.”

1 thought on “Receita para se tornar líder

  1. Seria bom se eles também se tornassem lideres em bom atendimento aos clientes. Não adianta só vender e não prestar assistência técnica adequada.
    Produtos mais duráveis também seria bom.

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