A partir de hoje, pretendo compartilhar com os leitores alguns ensinamentos que obtive durante a convenção internacional da distribuidora Som Maior, na semana passada. Pude conversar com vários executivos de empresas estrangeiras e, em alguns casos, a palavra “ensinamento” cabe perfeitamente. Com a evolução tecnológica constante, e tão rápida, às vezes fica difícil separar a informação realmente relevante daquilo que é apenas marketing. Continuamos tentando.

power_cable_inside2

 

 

Um caso exemplar está no segmento de cabos. Matthew Hegt, da AudioQuest, que lançou no evento o que podemos chamar de “nova geração” de cabos para rede (os Cat 7), nos deu uma verdadeira aula sobre construção de cabos. Segundo ele, a empresa decidiu que não irá mais fabricar os modelos denominados twisted pair (par trançado), após constatar o grau de distorções sobre os sinais de áudio. “Um cabo é feito de vários fios que se entrelaçam em alguns pontos”, explicou Hegt. “Acontece que cada fio produz seu próprio campo magnético, e as interferências entre esses campos são inevitáveis. Por isso, além de blindar cada um dos fios, estamos dando prioridade para os cabos sólidos ou semi-sólidos.”

audioquest_carbon_hdmi_review_article_4

 

A imagem ao lado ajuda a entender do que Hegt está falando. Para fazer cabos estreitos, que passem em qualquer duto, alguns fabricantes exageram: utilizam fios extremamente finos e os entrelaçam. É algo que o usuário não vê, porque apenas os conectores ficam aparentes. Há dois problemas nesse critério. Primeiro, como explicou Hegt, o entrelaçamento aumenta o risco de interferências, que distorcem o sinal. Segundo, a capacidade de transmissão do cabo é proporcional ao seu diâmetro: quando muito finos, não conseguem preservar o sinal na íntegra durante todo o seu percurso.

A solução, portanto, é optar por diâmetros maiores e, claro, marcas de boa referência no mercado. A propósito, este hot site tem boas dicas a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *