Nesta sexta-feira, confirmou-se o que já se especulava nos bastidores do Vale do Silício: a Foxconn não é mais a montadora exclusiva dos produtos Apple. A empresa dirigida por Tim Cook quer diversificar seus fornecedores e, embora a taiwanesa tenha sido desde sempre sua parceira preferencial para iPhones e iPads, contratou uma concorrente, a Pegatron, que atualmente já cuida da montagem do iPad Mini. Segundo The Wall Street Journal, a Pegatron terá a incumbência de montar os smartphones “populares” que a Apple pretende lançar para rebater a crescente ameaça da Samsung e da Google.

O jornal cita fontes não identificadas para afirmar que também contribuiu para a decisão a série de deslizes cometidos pela Foxconn. Primeiro, em 2010, os suicídios de funcionários, que se atiravam do alto de prédios, na fábrica de Shenzen, por não suportar os maus tratos e as precárias condições de trabalho; depois, as denúncias de trabalho escravo e agressões ao meio ambiente; houve ainda um caso – até agora mal explicado – de quebra de confiança, no ano passado, quando clientes reclamaram ter recebido seus aparelhos riscados, algo que a Apple não admite.

O curioso é que esses problemas começaram ainda nos tempos de Steve Jobs, que morreu jurando ter resolvido todas as questões denunciadas. E seu homem de confiança, encarregado justamente das relações com os fornecedores, era um tal de Tim Cook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *